Em japonês, “meshiagare” significa “aproveite a refeição”. E é claro que a gente sempre aproveita mais quando conhece a história por trás da comida. A nova exposição online “Meshiagare! Sabores do Japão” foi criada com esse objetivo. A mostra digital é resultado de um trabalho conjunto entre o Google Arts & Culture e mais 20 parceiros. Ela reúne milhares de fotos e vídeos sobre o povo, os lugares e as tradições que fazem da comida japonesa uma culinária tão especial.
É possível conhecer a Golden Gai, rua que conta com mais de 300 pequenos bares, e onde gastronomia, cultura e arte caminham de mãos dadas há gerações. Os visitantes também podem provar (ainda que virtualmente) a comida de rua de Osaka. Faça uma viagem para o futuro e descubra como comer a mais autêntica comida japonesa no espaço!
Experimente o visual e os sons da vida gastronômica japonesa e conheça a história dos pratos e ingredientes mais famosos do Japão. Você sabia que, a princípio, o soba era consumido na forma de bolinhos tipo guyoza? Ou que uma das receitas para fazer udon exige pisar na massa com os pés, para deixá-la na consistência correta?
Umami é o quinto sabor – ao lado de doce, azedo, salgado e amargo
A exposição “Meshiagare! Sabores do Japão” é a segunda maior já realizada pelo Google Arts & Culture sobre a cultura japonesa. Ela chega depois de “Made in Japan”, que mostrava os segredos das artes manuais do país.
Deu fome de saber mais? Baixe o aplicativo, participe da discussão e use a hashtag #Meshiagare! Não deixe também de conferir mais de 90 pequenas coleções dedicadas à cultura japonesa no site do Google Arts & Culture.
Postado por Elisabeth Callot, gerente de programa do Google Arts & Culture