Sabemos que em tempos de crise os negócios podem sofrer altos e baixos, mas em se tratando da indústria da beleza isso quase não é uma realidade, já que é uma área que dispara em crescimento constante. Porém quando falamos de negócios menores como salões de beleza e barbearias alguns gestores podem ter sentido uma queda nos agendamentos ou uma espera demasiada para retornar ao salão de beleza.
Mas então como as barbearias estão driblando a crise?
Bom podemos ver salões pequenos que tiveram um crescimento absurdo em meio a crise e outros mais tradicionais que estão passando por um desconforto, mas isso tem uma explicação lógica. Os salões de beleza e barbearias estão apostando no estreitamento do relacionamento com seus clientes através das redes sociais e isso está impulsionando o crescimento de muitos.
Nem precisamos dizer que as barbearias estão em alta no mercado, basta acessar o Facebook ou Instagram e você encontra algum homem postando foto de sua barba ou uma selfie em uma barbearia customizada. Os homens estão aproveitando essa onda e mandando ver com táticas nas mídias sociais que estão lotando esses lugares, além do modelo de negócio ser um sucesso comprovado, o uso do Facebook e do Instagram ajuda na viralização dessa tendência. Os barbeiros mais bem sucedidos apostam em fotos com frases motivacionais que disseminam a cultura da barba bem feita, além de vídeos e gifs divertidos.
Uma estratégia que ainda está sendo pouco usada pelos barbeiros, mas que vem trazendo bons resultados, são os vídeos ao vivo e conteúdos com dicas relevantes dentro do site da barbearia.
A forma mais eficaz de se trazer resultados para a barbearia é postar o conteúdo no site e compartilhar nas redes para gerar tráfego para o site, aumentando exponencialmente as chances das pessoas se tornarem leitores frequentes da página e ao longo do tempo criar uma fidelização com a marca da barbearia. Dessa forma o “Lead” pode se tornar um cliente, seja para agendar serviços ou comprar produtos disponíveis no seu site.
Outras ideias como cartões de fidelidade (ex: corte 5 vezes e ganhe um brinde), páginas no Facebook e no Instagram são extremamente poderosas e importantes, e as grandes barbearias sabem disso.
Um estudo realizado pela Socialbakers sobre a indústria da beleza mostra que no Brasil ouve um crescimento de 17,4% do segundo para o terceiro trimestre em 2016, o que significa cerca de 20.202 interações por post, colocando o mercado da beleza brasileira em 1º lugar no ranking mundial com uma média de 185.068 fãs por página de beleza.
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