Fonte https://www.huffpostbrasil.com/entry/filmes-baseados-um-conto-de-natal_br_5deffff6e4b01a1f411def00
Escrito pelo inglês Charles Dickens (1812–1870) e publicado, com ilustrações de John Leech no dia 19 de dezembro de 1843, Um Conto de Natal foi um grande sucesso de vendas e se transformou em um instantâneo clássico natalino que inspiraria gerações pelos séculos seguintes.
O livro conta a história de Ebenezer Scrooge, um velho avarento e sem compaixão por ninguém que, na noite de Natal, é visitado pelo fantasma de Marley, seu ex-sócio, que diz não poder descansar em paz por não ter sido generoso com ninguém em sua vida.
Para impedir que Scrooge sofra a mesma punição, Marley diz que ele receberá naquela noite, a visita de três espíritos: o Espírito dos Natais Passados, do Natal Presente e o dos Natais Futuros. Por meio deles, Scrooge será forçado a refletir sobre seus atos vis, e de como ele não está apenas destruindo a vida das outras pessoas, mas também a dele mesmo.
O cinema, claro, se apropriou da história. A primeira adaptação é um filme mudo realizado em 1910 pelo americano J. Searle Dawley, mas, de lá para cá, já foram feitas inúmeras versões do clássico de Dickens para as telas.
Selecionamos aqui 6 delas, que você não pode deixar de ver:
O Conto de Natal do Mickey (1983)
Este curta da Disney indicado ao Oscar é, para muita gente, a primeira experiência relacionada a Um Conto de Natal. Mas a relação da turma do Mickey com o livro de Dickens é bem mais antiga, já que o próprio Tio Patinhas tem seu nome original (Scrooge McDuck) inspirado no protagonista Ebenezer Scrooge.
O Conto de Natal dos Muppets (1992)
O Conto de Natal dos Muppets não é apenas mais uma versão de Um Conto de Natal, mas um dos melhores filmes de Natal de todos os tempos. O enredo é muito fiel ao material original, o que é bem surpreendente, já que é um filme infantil. É claro que há piadinhas mais bobinhas, mas traz Michael Caine fazendo uma das melhores caracterizações de Scrooge.
Os Fantasmas Contra-atacam (1988)
Já com filmes como A Profecia (1976), Superman – O Filme (1978), Os Goonies (1985) e Máquina Mortífera (1987), Richard Donner fez aqui uma divertida modernização do clássico de Dickens, com Bill Murray como um Scrooge cínico e irônico em uma comédia de humor sombrio e ácido com a cara dos anos 1980.
O Adorável Avarento (1970)
É claro que não poderia faltar uma versão musical nesta lista, e nesse quesito essa produção britânica estrelada por Albert Finney e Alec Guiness é simplesmente fantástica. Mesmo muito jovem para o papel (na época com 34 anos), Finney nos dá uma das mais divertidas versões de Scrooge de todos os tempos. A qualidade das músicas e a direção de arte são impecáveis.
Os Fantasmas de Scrooge (2009)
Ainda experimentando muito com animação digital e captura de movimentos, o diretor Robert Zemeckis fez uma versão barulhenta e exagerada de Um Conto de Natal que não poderia ter outro ator como Scrooge que não fosse o barulhento e exagerado Jim Carrey. Os mais puristas não gostam muito, mas esse filme já marcou (e traumatizou) a infância de muitos da Geração Z.
Um Conto de Natal (1938)
Primeira adaptação mais “respeitada” do livro de Dickens para a telona, o filme de Edwin L. Marin traz algumas mudanças na história original, comprimindo a trama em apenas uma noite por questões puramente financeiras. O resultado até surpreende, já que mesmo com essas dificuldades, imprime um bom ritmo ao enredo. Reginald Owen interpreta um Scrooge que acabou se tornando referência para versões posteriores.