Skip links

Escócia pode ser o primeiro país a distribuir absorventes gratuitos para todas as mulheres

Fonte https://www.huffpostbrasil.com/entry/escocia-absorventes_br_5e580698c5b6beedb4e857f7

O projeto de lei foi aprovado em uma primeira votação com 112 votos favoráveis e uma abstenção.

O Parlamento escocês aprovou um plano para a distribuição gratuita de absorventes a todas mulheres do país. Desde 2018, a distribuição gratuita já acontece em escolas e universidades. Assim, o país dá o primeiro passo para ser o único no mundo a tomar essa decisão. 

O projeto de lei foi aprovado em uma primeira votação com 112 votos favoráveis e uma abstenção. Nenhum parlamentar votou contra o projeto. Ele agora segue para avaliação de parlamentares que poderão sugerir emendas.

Parlamentar Monica Lennon MSP (segunda à esquerda) se une aos apoiadores da lei de produtos uma manifestação fora do Parlamento em Edimburgo.

A lei deverá tornar disponíveis absorventes tradicionais e internos em espaços públicos específicos como centros comunitários, clubes de jovens e farmácias — a medida deve ter custo anual de £24, 1 milhões (cerca de R$ 137 milhões).

Durante as discussões, a parlamentar Monica Lennon, que propôs o projeto, afirmou que a aprovação seria “um momento singular para a normalização da menstruação na Escócia e também para enviar uma mensagem à população de que o Parlamento leva a sério a igualdade de gênero”.

No Reino Unido, do qual a Escócia faz parte, absorventes pagam 5% de impostos.

Já a parlamentar Alison Johnstone questionou: “Por que, em 2020, o papel higiênico é visto como uma necessidade e os absorventes não? Ser financeiramente penalizada por uma função natural do corpo não é justo.”

O governo do ex-primeiro ministro conservador David Cameron chegou a afirmar a intenção de acabar com esses impostos, mas desistiu alegando que as regras da União Europeia eram um impedimento. O governo anunciou, então, que diminuiria os impostos sobre os absorventes em 2016, o que nunca aconteceu. No Reino Unido, do qual a Escócia faz parte, atualmente fabricantes de absorventes pagam 5% de impostos. 

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar