Skip links

Dicas para evitar os riscos à segurança online associados à COVID-19

Fonte http://feedproxy.google.com/~r/OBlogDoGoogleBrasil/~3/YRH0A5vqvpg/dicas-evitar-riscos-seguranca-online-covid.html

No atual cenário, em que milhões de pessoas estão em casa por causa da pandemia de coronavírus, muita gente passou a usar novos aplicativos e ferramentas de comunicação para trabalhar, estudar, se informar e manter contato com amigos e família.

Embora essas plataformas sejam extremamente úteis no dia a dia, elas podem trazer novos riscos para a segurança digital dos usuários. O Grupo de Análise de Ameaças do Google realiza um monitoramento, 24 horas por dia, para identificar atividades sofisticadas de hackeamento – às vezes patrocinadas por governos. No momento, temos observado um aumento no número de mensagens relacionadas à COVID-19 usadas nesses ataques. Nossos sistemas de segurança identificaram vários novos golpes – e-mails de phishing contendo mensagens falsas, mensagens de supostas ONGs ou entidades de caridade que estariam ajudando a combater a pandemia, instruções de “administradores” para funcionários em home office e até comunicados de pessoas mal-intencionadas que se passam por representantes de planos de saúde. Nossos sistemas também encontraram sites com malware, que fingem ser páginas de acesso a redes sociais populares, organizações de saúde e até mapas oficiais de coronavírus. Só nas últimas semanas nossos classificadores – altamente avançados, que usam aprendizado de máquina – identificaram 18 milhões de tentativas diárias de malware e phishing relacionadas à COVID-19 – e mais de 240 milhões de mensagens de spam conectadas à doença.

 

O Google trabalha para proteger todos os usuários contra esses riscos. Por isso, criamos ferramentas avançadas de segurança em nossos produtos, capazes de identificar e interromper as ameaças antes mesmo que elas cheguem até você. Nossos modelos de aprendizado de máquina no Gmail, por exemplo, encontram e bloqueiam mais de 99,9% das tentativas de spam, malware e phishing. Temos um sistema de segurança que já vem “de fábrica”: ele protege os usuários enviando alertas antes que a pessoa acesse sites fraudulentos, baixe apps com golpes no Google Play e muito mais. Nosso maior objetivo, porém, é ajudar todos a estarem seguros na internet – e não apenas nos nossos produtos. Por isso, compartilhamos aqui dicas, ferramentas e recursos simples, que qualquer pessoa pode usar.

Aprenda a identificar e evitar golpes relacionados à COVID-19
Muitos golpes relacionados ao coronavírus chegam na forma de e-mails. Diante disso, é importante parar por um instante e avaliar qualquer mensagem sobre esse assunto antes de clicar em links ou tomar outras medidas. Fique atento a pedidos de informações pessoais, como endereço ou dados bancários. Links falsos costumam imitar o visual e o texto de sites conhecidos – eles apenas acrescentam algumas palavras ou letras a mais. Por isso, é importante verificar a validade da URL: basta passar o mouse sobre ela (em um computador desktop) ou pressionar o dedo por alguns segundos em cima do endereço (no celular). Lembre-se sempre destas dicas e confira mais informações no site g.co/covidsecuritytips.

Para comunicação relacionada a trabalho, use o e-mail corporativo da empresa
Estamos em contato constante com nossos clientes corporativos, e observamos que, com frequência, os funcionários colocam a companhia em risco ao usar contas e aparelhos pessoais para trabalhar. Mesmo neste período de home office, é importante separar o que acontece no e-mail profissional do pessoal. Contas corporativas trazem recursos adicionais de segurança, que garantem o sigilo das informações privadas da empresa. Caso você tenha dúvidas sobre as proteções de segurança online do seu empregador, fale com o departamento de TI para garantir que esses recursos estão habilitados – como a verificação em duas etapas.

Garanta a segurança das chamadas de vídeo nos aplicativos de videoconferência
O Google Meet já vem com controles de segurança que estão sempre habilitados, por padrão. Isso assegura que pessoas e empresas estejam protegidas na grande maioria dos casos. Mesmo assim, é possível tomar algumas medidas em qualquer aplicativo de videoconferência para aumentar ainda mais a segurança da chamada:

  • Se a reunião usar um código numérico curto, utilize o recurso de pedir uma senha ou código PIN. Esta etapa adicional de verificação ajuda a garantir que apenas pessoas convidadas terão acesso ao encontro.
  • Na hora de compartilhar o convite para uma reunião, não se esqueça de habilitar o recurso “autorização para entrar”. Dessa forma, quem organizou a chamada pode permitir ou negar a entrada de participantes.
  • Se você receber um convite para uma videochamada que exija instalar um novo aplicativo, confira se o convite é realmente válido ou se vem de alguém tentando se passar por outra pessoa. Só instale o app se tiver certeza de que a reunião é real e confiável.

Instale as atualizações de segurança disponíveis
Neste cenário de trabalho em casa, é possível que o laptop da sua empresa não faça as atualizações automáticas de segurança que faria se você estivesse no escritório, conectado à rede corporativa. Caso você receba alertas sobre atualizações de segurança, é importante fazê-las. Elas contêm soluções para vulnerabilidades conhecidas – brechas que os criminosos usam para explorar e atingir usuários.

Use um administrador de senhas para criar e guardar senhas fortes
É bem possível que você esteja usando vários novos aplicativos para trabalhar ou estudar em casa – e pode ser muito tentador usar a mesma senha para todos eles. Pesquisas mostram que 66% dos americanos afirmam usar a mesma senha para várias contas diferentes. Para garantir o sigilo de suas informações pessoais, use sempre uma senha diferente para cada app, que seja forte e difícil de violar. Para facilitar na hora de criar e lembrar dessas senhas, conte com um administrador de senhas – como o que já vem no Android, no Chrome e na sua Conta Google.

Proteja sua Conta Google
Se você tem uma conta Google, é fácil ficar por dentro dos mais recentes problemas de segurança conhecidos e obter recomendações personalizadas, que ajudam a proteger seus dados e aparelhos. Basta fazer uma Verificação de Segurança. Essa ferramenta também permite realizar um Checkup de Senhas, que avisa quando senhas salvas para sites ou contas de outras empresas foram comprometidas e ajuda a criar senhas novas e seguras.

Vale a pena também considerar a possibilidade de adotar a verificação em duas etapas – um sistema que você provavelmente já utiliza em aplicativos de bancos ou serviços financeiros, para garantir mais uma camada de segurança. A verificação em duas etapas afasta pessoas que não devem ter acesso às suas contas: ela cria uma segunda camada de verificação, além do nome de usuário e da senha que você já usa para acessar o app ou a conta. Para adotar essa proteção na Conta Google, acesse g.co/2SV. Caso você exerça uma profissão que atraia ainda mais o interesse de criminosos – jornalista, ativista, político ou profissional de saúde com cargo de decisão –, inscreva-se no Programa Proteção Avançada do Google. Ele oferece o mais elevado grau de proteção, e pode ser acessado pelo site g.co/advancedprotection.

Garanta a segurança de seus filhos na internet
Escolas de diversos países do mundo estão fechadas, e com isso as crianças passam mais tempo na internet. Existem formas de ajudar os pequenos a identificar golpes – como o site Seja Incrível na Internet e o game interativo Interland. O Family Link permite criar contas específicas para cada idade, monitorar os aplicativos que seus filhos baixam e ficar atento as atividades deles na internet.

Nossa equipe continua vasculhando as ameaças de segurança online associadas ao coronavírus, para garantir que os usuários do Google estejam sempre protegidos e bem informados. Para conferir mais dicas sobre como aumentar sua segurança online, acesse a Central de Segurança.

Mark Risher, Diretor Sênior de Segurança de Conta, Identidade e Ameaças

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar