Skip links

Você não tem um endereço oficial? Sem problemas. Agora já é possível compartilhar sua localização usando o Plus Codes

Fonte http://feedproxy.google.com/~r/OBlogDoGoogleBrasil/~3/Peo-8Xm8A58/endereco-localizacao-plus-codes.html

Muita gente acha que ter um endereço é a coisa mais normal do mundo. Com ele, podemos fazer compras pela internet e receber o produto na porta de casa. Numa situação de emergência, simplesmente informamos o nome da rua e o número para, em alguns minutos, receber o auxílio de uma ambulância ou carro de bombeiros. Mas você já parou para pensar em como é a vida de quem não tem um endereço oficial e precisa explicar a outras pessoas como chegar à sua casa?

Atualmente, mais de dois bilhões de habitantes de todo o planeta – cerca de 25% da população global – não têm um endereço oficial, ou têm um endereço muito difícil de encontrar. O Google decidiu ajudar a enfrentar esse desafio e criou os Plus Codes. Eles são endereços digitais simples e fáceis de usar, baseados em coordenadas de latitude e longitude. Com um Plus Code é possível encontrar qualquer lugar – de uma casa numa zona rural distante a um pequeno comércio escondido numa rua sem nome.

A partir de hoje vai ficar mais fácil para qualquer pessoa que tenha um aparelho Android compartilhar a própria localização, usando o Plus Codes no Google Maps. Quem usa o Maps provavelmente já deve ter visto o pontinho azul que mostra onde você está. O usuário que quiser informar a própria localização precisa apenas clicar no pontinho azul para obter seu Plus Code – depois, é só enviar o código para quem você quiser, como se estivesse informando um número de telefone.

Plus Codes: endereços digitais gratuitos, para qualquer lugar
Um Plus Code é um código alfanumérico simples, que pode vir associado a uma cidade (por exemplo: FWM8+V9, Ibadan, Nigéria). Ele é como um endereço tradicional, mas no lugar do nome da rua e do número da casa ou prédio, ele traz esse código curto. Além de usar o recurso do pontinho azul no mapa, é possível também descobrir o Plus Code de qualquer lugar: basta clicar e segurar num ponto do Maps para colocar um alfinete e obter o código daquele local específico.

Os Plus Codes podem ser pesquisados no Maps e na Busca do Google – o que, na prática, significa que a partir de agora qualquer lugar do planeta pode ser identificado e localizado por um código único e exclusivo.

Os identificadores digitais de localização são gratuitos para qualquer usuário, ficam disponíveis também off-line e podem ser impressos em folhas de papel, cartazes e placas para orientar os visitantes. A tecnologia usada para gerar os Plus Codes é open source, simples e grátis. Ou seja: pessoas interessadas podem ver como o sistema de localização funciona e aplicá-lo às próprias ferramentas.

Um recurso importante para emergências e situações de crise
Os Plus Codes são particularmente úteis para pessoas e organizações em situações de emergência e crise. Quem já precisou de algum tipo de ajuda urgente sabe como é importante informar rapidamente o endereço para receber socorro. Apesar disso, várias organizações de assistência humanitária enfrentam dificuldades todos os dias para chegar a lugares e indivíduos.

Um Plus Code permite não apenas compartilhar a própria localização de um jeito rápido e simples (mesmo que não se tenha um endereço físico oficial), mas também fazer isso abrindo o Google Maps e clicando no ponto azul que aparece na tela. Depois, é só copiar o código e enviar para quem você quiser. A pessoa que recebe o Plus Codes cola a informação no Maps para encontrar e receber instruções precisas sobre como chegar lá.

Os endereços digitais Plus Codes significam, na prática, que agora qualquer lugar do mundo pode ser facilmente encontrado. Isso representa agilidade nos momentos em que a gente mais precisa ser achado, sobretudo para receber ajuda. O fato de alguém não ter um endereço físico oficial não deve mais ser empecilho para informar a própria localização a diferentes prestadores de serviço, que finalmente poderão chegar aos cidadãos em momentos de extrema necessidade.

Ao longo das próximas semanas você poderá baixar a versão mais recente do aplicativo Google Maps para Android e experimentar essa novidade.

Publicado por David Martin, Diretor de gerenciamento de programas do Google Maps

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar