Skip links

Bourgogne-d'Or?

     

“Venha e faça um pedido com a Sociedade Astronômica da Borgonha!” A associação abre seu observatório Highlands Corcelles-les-Monts hoje à noite, a partir de 21 horas. A ocasião é especial: se todos os anos, durante o verão, podemos frequentemente ver estrelas cadentes, é nesta segunda-feira à noite que o espectáculo deve ser o mais excepcional.

) Entre 50 e 100 meteoros por hora

, todos os anos ao mesmo tempo, de meados de julho a meados de agosto (na incidência, este ano, de Julho em 24 Agosto), a Terra atravessa uma nuvem de meteoros chamada Perseidas, oferecendo ao espectador uma chuva de estrelas cadentes.

E assim é na noite de 12 para 13 Agosto que este fenômeno atinge o seu pico e seja o mais intenso. Entre 50 e 100 meteoros podem ser observados por hora durante este pico de atividade.

“Este é um compromisso que os Dijonnais escreveram em sua memória. Quando não organizamos nada, eles vêm.” Um ano, 250 as pessoas vieram quando não tínhamos planejado nada No ano passado, ouvimos 3 pessoas 000 “, expressa Eric Chariot, da Sociedade Astronômica da Borgonha. “Vamos deixar as pessoas observarem as estrelas cadentes e vamos abrir o observatório: existem telescópios de carisma para observar a Lua, Júpiter, Saturno …”

Que clima (?)

Tempestades são esperadas nesta segunda-feira. Météo France colocou o departamentoem vigilância amarelaa partir do meio-dia até 19 horas. A partir de 20 horas, uma grande parte do departamento deve experimentar chuva, com exceção da região de Dijon, região de Beaune e planície de Saone. De 23 horas, o tempo deve ser mais leve, mas o céu pode estar velado.

Mas para Eric Chariot , mais que as nuvens, é a Lua que pode perturbar um pouco o comentário. Ele estará cheio em agosto 15, então vai difundir muita luz: “Não será o melhor ano, mas nunca perca a oportunidade de levantar os olhos para o céu “, julga Eric Chariot.

Como observá-los?

Você não poderá visitar observatório das Hautes-Plates? Isso não importa. Idealmente, será necessário escolher um lugar longe das luzes da cidade. Para ver as estrelas, será necessário olhar para a raça nordeste, e mais precisamente “sob a constelação W do Cassiopée”, indica Eric Chariot.

Leia Mas

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar