Skip links

Brumadinho: Justiça dá 72 horas para retirada de famílias vizinhas de barragem abandonada

A Justiça determinou que em 72 horas a Emicon Mineração e Terraplanagem retire cinco famílias que ficam no caminho da lama, em caso de rompimento, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Nesta segunda-feira (12), órgãos de segurança pública, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participaram de uma reunião para tratar de uma barragem na cidade.

A estrutura está abandonada há mais de 10 anos e pessoas que estiveram no local disseram que ela estaria comprometida, inclusive com algumas rachaduras.

De acordo com a Prefeitura de Brumadinho, a Defesa Civil foi até o local no início do mês com um engenheiro da empresa, mas o especialista pediu um mês para emitir o laudo.

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Brumadinho, Décio Júnior, disse que recebeu com preocupação a determinação judicial. Segundo ele, a Emicon tem que apresentar planos de remoção e de segurança, pedidos pelo MPMG.

Ainda de acordo com ele, essa remoção tem que ser feita em comum acordo e pode ser para o Centro de Brumadinho ou outro município.

O administrador judicial nomeado da mineradora, Sérgio Lopes, disse que a partir desta terça-feira (13) a empresa vai ter uma reunião com os responsáveis para cumprimento da decisão da Justiça. “Estão sendo feitos estudos, a liminar será cumprida e a segurança das famílias garantida”.

O major Eduardo Lopes da Defesa Civil Estadual explicou que várias visitas foram feitas à barragem e que ela está largada desde o fim do ano passado.

Ele disse que, a partir desta terça-feira, será colocada em prática a determinação imposta pela Justiça, mas como a barragem não é a montante, não há elementos que comprometam a estabilidade dela.

Lopes falou ainda que os imóveis na área de autossalvamento são residências ocasionais, usadas mais durante feriados e fins de semana.

Leia Mais

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar