Apesar de uma grave crise econômica, o Brasil ainda ocupa a “modesta” posição de 9ª maior economia do mundo. No setor que interessa aos salões de beleza e barbearias, o Brasil é o terceiro mercado global de beleza, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Com um mercado tão grande é mais do que natural que a concorrência também seja enorme. Em 2012 o número de salões de beleza eram de 155 mil, hoje já são quase 600 mil, segundo o Sebrae. Naquela época (2012), enquanto a economia ainda estava em plena ascensão, havia um bom espaço no mercado para todos, no entanto, nas atuais condições, isso pode significar um grande risco para a sobrevivência do seu salão.
Se você não quer fazer parte da tenebrosa estatística do Sebrae que aponta que de cada 100 empresas abertas, 24 fecham as portas antes dos primeiros dois anos, então você com certeza deve investir pesado no seu marketing. Parafraseando Pompeia, “não basta ser bom, tem que parecer bom”, ou seja, não basta você oferecer um serviço de qualidade e superior aos seus concorrentes se a sua marca não atrai e não se relaciona com os clientes. Por isso, saber como fazer um bom marketing para o seu salão de beleza é fundamental para a sua sobrevivência.
Se você está interessado em trabalhar o marketing do seu salão de beleza ou barbearia, então segue nosso artigo:
#1 –INVISTA NA PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DA SUA BARBEARIA
Crie pacotes mensais, descontos e serviços diferenciados e conte com a ajuda das redes sociais para a divulgação. Hoje, elas são o melhor que o boca a boca. Faça sorteios de serviços para atrair novos públicos e aumentar sua carteira de clientes. Venda “combos” de barba e cabelo ou manicure + cuidados com a pele. Com criatividade é possível ter retorno sem investir muito.
Quando se trata de redes sociais, boas imagens com conteúdo relevante atraem muito mais clientes. Vamos a um caso prático, analise estas postagens:
Qual destas postagens você acredita que terá maior atenção do público, e, consequentemente, mais impacto na prospecção de novos clientes?
Estatísticas demonstram que conteúdos visuais com boa organização e imagens tem muito mais impacto tanto na opnião dos clientes quanto na aceitação da ideia. Gostaria de ver mais sobre esse trabalho realizado para essa barbearia? Clique aqui para ver.
#2 – VOCÊ TEM PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS?
Hoje em dia, ter uma forte presença nas redes sociais não é uma questão opcional, mas obrigatória para a sobrevivência e crescimento de seu negócio. Existe apenas um motivo possível para você não investir em mídias sociais: se o seu público-alvo não acessa a internet. Se os seus clientes fazem buscas no Google, são usuários do Facebook, do Twitter ou do Instagram, ou se só abrem o navegador da internet apenas no trabalho, isto já constitui motivo suficiente para você garantir sua presença digital.
Mais do que utilizar como ferramenta para atrair novos clientes, as mídias sociais podem te ajudar a fidelizá-los: através de campanhas você pode oferecer descontos em sorteios ou promoções válidas somente para aqueles que seguem seu perfil nas redes. Você também pode divulgar fotos do seu trabalho, manter seus clientes atualizados das novidades em seu salão e até mesmo gerar um “buzz” nas redes com algum conteúdo interessante.
Além disso, cuidar de uma rede social não é difícil, muito pelo contrário, é fácil e barato – dependendo de suas condições, você não precisa ter custo algum com mídias sociais. Se precisar de mais dicas, ajudas e conselhos com o marketing do seu salão de beleza ou barbearia, entre em contato com a gente e solicite um orçamento de marketing. Nós iremos te preparar com as melhores armas disponíveis para campanhas de marketing bem sucedida. Se esse tema de interessa, leia também: Como os salões de beleza estão driblando a crise por meio das redes sociais.
#3 – VOCÊ PRODUZ CONTEÚDO RELEVANTE?
Muitos empreendedores pensam que basta criar uma rede social para começar a ganhar seguidores, quase que de forma automática. Então, quando criam seus perfis e não conseguem obter retorno algum, desanimam, desistem e passam a achar que o marketing digital é só para os poucos que podem pagar por ele.
Ledo engano.
Você não precisa ser um expert em publicidade para conseguir atrair a atenção das pessoas para o seu negócio. Tudo que você precisa é saber pensar como o seu consumidor e tentar responder a seguinte pergunta: O que eu, se eu fosse o meu cliente-alvo, gostaria de ler ou ver na internet? Que tipo de conteúdo me atrairia?
Ver apenas as fotos dos cabelos das pessoas que o seu salão ou barbearia cortou não é suficiente para atrair o público, e tão pouco gera compartilhamentos nas redes sociais. É bom para exibir como portfólio e demonstrar a qualidade de seu trabalho, mas se você quer realmente alcançar as pessoas, você deve produzir algo que elas queiram ver. E a pergunta de 1 milhão de dólares que fará o seu negócio bombar nas redes sociais é exatamente esta, o que seu público deseja ver?
E mais do que produzir conteúdo que seu público deseja, você também deve fazer uma busca nas redes para saber se não há mais ninguém falando a respeito deste assunto. Você não precisa ser o primeiro a produzir conteúdo x ou y, mas definitivamente (pelo menos se deseja chamar mais atenção) precisa saber produzi-lo de uma maneira que ninguém o fez ainda.
Que tal falar sobre os cuidados que seus clientes precisam ter com o cabelo? Que tal fazer uma análise dos melhores cortes de cabelo para pessoas abaixo ou acima do peso? Por que não faz um artigo ou vídeo interessante a respeito das quatro piores marcas para tratar o cabelo?
Descubra o que seu público quer saber, desenvolva o conteúdo de maneira diferenciada e criativa e apresente às pessoas. O sucesso pode vir rapidamente.
#4 – TENHA ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAR SEUS CLIENTES
Uma das melhores estratégias de marketing para barbearias é a fidelização. Como fazer isso? Crie um programa de fidelidade com descontos e benefícios como, por exemplo, a cada 4 cortes, ganha uma barba. Ou a cada cinco barbas, ganha um brinde. Que tal fazer um cartão de visita personalizado em que, de um lado, haverão seus dados (como logo e dados de contato) e do outro um espaço para fidelidade? Fale conosco para obter um!
#5 – APRESENTE NOVIDADES NA ÁREA
Em um mercado tão dinâmico, estar atualizado é fundamental. Participe de cursos de atualização, palestras, workshops, feiras e eventos do setor. Esteja por dentro das novidades, leia, pesquise, saiba o que é tendência. Essa estratégia permite que você esteja sempre um passo a frente dos seus concorrentes.
#6 – DEFINA METAS PARA CRESCER
Para crescer, sua empresa precisa saber para onde quer ir. Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo. Uma das principais dificuldades apontadas por profissionais da área de estética e beleza é não conseguir definir metas. Pode ser desde comprar um equipamento novo, até abrir uma filial.
#7 – JÁ PENSOU EM USAR APLICATIVOS DE CELULAR?
Estar nas redes sociais e produzir conteúdo relevante é essencial para aumentar a visibilidade do seu negócio, mas você já pensou em chegar diretamente no celular das pessoas? E se um cliente novo pudesse te achar diretamente na PlayStore mais próxima? E se as pessoas pudessem agendar atendimentos diretamente pelo seu celular?
Isso seria incrível, certo? Daria um buzz enorme para o seu salão de beleza, todos iriam falar a respeito da facilidade de agendar atendimento e de encontrar o seu salão. Seria um sucesso de marketing, tudo o que você gostaria!
São inúmeros os benefícios que você pode encontrar ao utilizar aplicativos de celulares para o seu negócio, mas criar um aplicativo a partir do zero é extremamente caro – os valores de um programador “barato” no Brasil giram em torno de 10 a 15 mil reais dependendo do que será desenvolvido. Então por que não investir em um aplicativo pronto e perfeitamente adaptável para o seu salão de beleza?
Se você não conhece, temos um aplicativo para barbearias que será exclusiva da sua barbearia. Ele ajuda a gerenciar todo o seu negócio, permite que seus clientes agendem online (direto pelo app), possibilita o envio de push notifications (notificações), notícias, promoções e muito mais!
Por meio das notificações, você consegue garantir que todos os seus clientes saibam de uma promoção instantâneamente. Sabe aquelas notificações que aparecem no canto de cima do celular ou na tela inicial quando você recebe uma mensagem no WhatsApp? Isso mesmo. Por meio deste aplicativo é possível enviar notificações como essa, personalizadas com sua logo, para todos os seus clientes de uma vez só.
Confira mais sobre esse trabalho:
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E aí? Vamos colocar a mão na massa?
Agora que você aprendeu as quatro melhores estratégias para bombar o marketing do seu salão de beleza ou barbearia, está na hora de botar a mão na massa. Se precisar de qualquer ajuda, pode sempre falar conosco através de nosso formulário ou enviando uma mensagem nos comentários.