Skip links

Google anuncia a maior compra corporativa de energias renováveis da história

Fonte http://feedproxy.google.com/~r/OBlogDoGoogleBrasil/~3/ip28RcrFL5g/google-anuncia-maior-compra-corporativa-de-energias-renovaveis-da-historia.html

Desde o início, a sustentabilidade tem sido um dos principais valores do Google. Ao longo dos anos, trabalhamos com afinco para reduzir a pegada de carbono de nossas operações, criar produtos que respeitem as pessoas e o planeta e impulsionar mudanças também na cadeia de fornecedores.

O compromisso com energias limpas é fundamental para esse trabalho de sustentabilidade. O Google é neutro em carbono desde 2007. Em 2017, nos tornamos a primeira empresa de grande porte a igualar todo o consumo anual de eletricidade a compras de energias renováveis (e repetimos esse feito em 2018). Como resultado, o Google se tornou o maior comprador corporativo de energias renováveis do mundo.
Hoje estamos anunciando mais um importante passo nesse compromisso com o meio ambiente: o Google está realizando a maior compra corporativa de energias renováveis da história. A compra inclui um pacote com contratos de 1.600 megawatts e 18 novos acordos na área de energia. Juntas, essas operações aumentam em quase 50% nossa carteira global de fazendas de energia solar e eólica, atingindo mais de 5.000 megawatts. Isso equivale à capacidade de um milhão de telhados solares. Quando todos esses projetos estiverem funcionando, nossa carteira zero-carbono irá produzir mais energia elétrica do que uma cidade como Washington, D.C. ou países inteiros como Lituânia ou Uruguai consome em um ano.

Esses novos contratos vão exigir a construção de infraestrutura de energia no valor de 2 bilhões de dólares – incluindo milhões de painéis solares e centenas de turbinas eólicas espalhadas por três continentes. Agora, nossa frota de energia renovável inclui ao todo 52 projetos, que correspondem a 7 bilhões de dólares em novas construções e à criação de milhares de empregos.

Para garantir máximo impacto, os acordos recentes atendem aos rigorosos critérios de “adicionalidade” estabelecidos há tempos pelo Google para compras de energia. Isso significa que não estamos comprando eletricidade de fazendas eólicas ou solares existentes, e sim firmando compromissos de compras de longo prazo, que vão levar ao desenvolvimento de projetos novos. Trazer novas fontes renováveis para as grades que nos alimentam é fundamental na busca por ter energia carbono-zero, 24 horas por dia, em todas as nossas operações.

Começando no alto, à esquerda, e seguindo em sentido horário: projetos de energia eólica e solar que já atendem ao Google na Suécia, Carolina do Norte (EUA), Holanda, Oklahoma (EUA) e Chile;
Os 18 contratos novos se espalham por todo o planeta. Eles incluem investimentos nos Estados Unidos, no Chile e na Europa. Nos EUA, vamos comprar 720 megawatts (MW) de energia de fazendas solares na Carolina do Norte (155 MW), Carolina do Sul (75 MW) e no Texas (490 MW). Isso mais do que dobra a capacidade da carteira solar global que tínhamos até o momento. Na América do Sul, estamos acrescentando mais 125 MW de capacidade em energias renováveis à grade que alimenta nosso centro de dados no Chile. E uma fatia considerável na nossa capacidade de fontes renováveis estará sediada na Europa.
As novas compras de energia renovável impressionam não apenas pelo tamanho. Até o momento, boa parte das compras de energia renovável nos Estados Unidos era eólica. No entanto, a queda no custo da energia solar (uma redução de cerca de 80% nos últimos dez anos) mudou o equilíbrio da balança. Os recentes contratos refletem a evolução das fontes solares como alternativa competitiva no cenário global. Já o contrato chileno marca a primeira vez que fazemos um acordo de energia híbrida, combinando fontes solares e eólicas. Com frequência, os períodos com mais vento são diferentes dos horários com maior incidência de sol, e por isso essa mistura vai permitir que o centro de dados chileno conte com eletricidade zero-carbono durante quase todo o dia.
Os acordos anunciados hoje trarão novos parques eólicos solares e eólicos em larga escala – representando mais de US$ 1,5 bilhão em nova infraestrutura de energia e redes elétricas em todo o mundo.
Além de trazer impacto às nossas operações, temos também o objetivo de transformar energias limpas em algo corriqueiro, derrubando obstáculos e facilitando a vida de outros interessados em comprar de fontes renováveis. Estamos anunciando hoje duas novas bolsas de incentivo oferecidas pelo Google.org para organizações que ampliam o acesso a energias renováveis a empresas de todos os tipos – de floriculturas a grandes varejistas, passando por startups. Vamos oferecer 500 mil dólares para a REBA (Aliança dos Compradores de Energias Renováveis, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, e 500 mil dólares para a RE-Source, da Europa. Esses recursos vão ajudar a financiar o desenvolvimento de novos modelos de compras, garantindo treinamento e recursos para consumidores, impulsionando a adoção de energias renováveis e ampliando o acesso mais amplo à energia limpa.
Essas são apenas algumas estratégias do Google para enfrentar as mudanças climáticas em escala global. Para mais informações sobre nossos avanços, confira o Relatório Ambiental de 2019, publicado recentemente. Nosso objetivo final é atingir 100% de energia zero-carbono – não apenas para nós, mas para todos. Acreditamos que a inteligência artificial e outras tecnologias e plataformas – como o Earth Engine do Google – podem nos ajudar a atingir essa meta mais rápido. O anúncio que estamos fazendo hoje nos deixa mais perto de chegar lá.
Como você pode ver no nosso Relatório Ambiental 2019, lançado recentemente, essas são apenas algumas das iniciativas que estamos trabalhando para combater as mudanças climáticas em escala global. Também estamos investindo em IA e outras tecnologias, como o Google Earth Engine, para expandir esses esforços além das nossas estruturas. Nosso objetivo é garantir que a tecnologia possa beneficiar a todos – e ao planeta que chamamos de lar. Com o anúncio de hoje, estamos um passo mais perto desse objetivo. 
Postado pro Sundar Pichai, CEO do Google

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar