Fonte https://www.huffpostbrasil.com/entry/como-lavar-frigideira_br_5d852d2ce4b0849d47290cf6
Se você lava sua frigideira na pia sem pensar duas vezes, pode prejudicar o meio ambiente.
É o que diz o Departamento do Meio Ambiente, Alimentação e Questões Rurais (Defra) do governo britânico, para o qual o certo é esperar até o óleo da frigideira ter esfriado. Então você deve retirar o óleo que sobrou na frigideira, reutilizá-lo ou jogá-lo no lixo, limpar a gordura restante com papel-toalha e só então lavar a frigideira.
O conselho faz parte da campanha Ame a Água, da Defra, que visa reduzir o volume de óleo que derramamos em nossos rios, córregos e canais. Segundo o Defra, um litro de óleo despejado numa pia é capaz de poluir 1 milhão de litros de água.
“Quase todo o mundo concorda que a água é um recurso natural precioso, mas muitas vezes nós o enxergamos como algo garantido e certo e não percebemos que nossas ações exercem um efeito direto sobre os rios, lagos e praias locais que são tão importantes para todos nós”, disse sir James Bevan, executivo-chefe da Agência Ambiental britânica.
“Nossa campanha tem por objetivo mudar essa percepção, incentivando a população a usar a água com prudência e pensar duas vezes antes de jogar óleo de cozinha no ralo ou jogar um lenço umedecido usado na privada. Sabemos que todo o mundo tem o dever de proteger e preservar a água. A campanha também vai trabalhar com a indústria, as companhias de água e outros reguladores no longo prazo para combater o desperdício de água.”
A campanha Ame a Água tem o apoio de 40 organizações ambientais, entidades beneficentes, empresas de água e reguladores. Sua meta de longo prazo é incentivar empresas a fazer da economia de água e redução da poluição uma parte de suas metas operacionais e de responsabilidade corporativa.
A Agência de Padrões Alimentares disse que não há razão para que as pessoas não sigam os conselhos dados pela Defra quanto à limpeza de frigideiras. A agência disse ao jornal The Telegraph: “desde que os utensílios de cozinha sejam lavados corretamente depois da remoção do óleo, não há problema algum para a saúde.”
*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.