Sérgio Cabral finalmente ultrapassou seu padrinho político Lula.
Com a nova denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-governador do Rio de Janeiro no âmbito da Operação Lava Jato, Cabral conquistou o hexa e agora soma 6 denúncias, enquanto Lula se mantém com 5 (por enquanto).
A disputa segue acirrada.
Os procuradores afirmam que o doleiro Vinicius Claret, conhecido como “Juca Bala”, movimentou mais de 3 milhões de dólares para Cabral, usando o Banco BPA de Andorra, mediante contrato de fachada firmado com empresa em nome de um dos dois delatores do esquema e Timothy Scorah Lynn.
O MPF agora atribui a Cabral 25 crimes de evasão de divisas, 30 crimes de lavagem de dinheiro e 9 crimes de corrupção passiva. Com isso, o ex-governador também ultrapassou Lula em quantidade de crimes de lavagem de dinheiro alegadamente praticados: 214 a 211.
Os irmãos doleiros Renato e Marcelo Chebar, que firmaram acordo de colaboração, contaram aos investigadores que a organização criminosa de Cabral ocultou e lavou valores que somam R$ 318.554.478,91, dos quais aproximadamente 270 milhões de reais foram repatriados pelo MPF.
Como dizia Lula:
“Votar no Sérgio Cabral é quase que uma obrigação moral… porque esse homem já provou que é um homem de bem… e que é um homem que tem a competência pra fazer as coisas que outros não fizeram.”
Felipe Moura Brasil ⎯ https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil