Fonte https://www.huffpostbrasil.com/entry/o-que-fazer-salvador_br_5df8c1f8e4b03aed50f51a44
“Te espero no verão… Salve, Salvador!”
Se Salvador já é pura magia, no verão, então, a cidade floresce. E não é só pelo céu azul e os mares de águas calmas e quentinhas.
Para quem pretende visitar a capital baiana, mas quer ampliar o roteiro para além das barracas de praia, shows de axé e igrejas belíssimas, aqui está um roteiro com 10 dicas para desbravar o centro histórico — com direito à muita gastronomia e cultura!
1. Casa Ciranda
O espaço de arte e cultura recebe festivais e shows em Santo Antônio Além do Carmo. O local ainda dispõe de um bar e um restaurante abertos ao público.
2. ABOCA
Tá aí um programa para quem quer conhecer um rolê diferente na capital baiana. A Associação Baiana e Observatório de Cultura e Arte é um casarão sem pinturas nas paredes ou reboco, mas não se assuste. O ar pitoresco combina com a programação musical, de performances e artes em geral que o palco recebe.
3. Pysco
Boa comida com música ao vivo no meio do Carmo? Temos! E a vista, por si só, já valeria a visita ao Pysco.
4. Cafelier
Um local clássico para turistas e locais, com muita atenção aos detalhes e uma vista de tirar o fôlego. Vale a pena ir para almoçar, tomar um café da tarde ou só para conhecer. E se prepare: sempre há filas.
5. Casa Baluarte
Um casarão com vista para a Baía de Todos os Santos, precisa dizer mais? Fique atento na programação dos eventos na área verde, perfeita para desfrutar de um pôr do sol.
6. Cuco Bistrô
Imperdível! É assim que os visitantes se referem ao bistrô. O cardápio é reconhecido por seu respeito à tradição da comida baiana, sempre com um toque de originalidade.
7. Maria Mata Mouro
Mais uma ótima opção para quem quiser experimentar a culinária baiana nos arredores do Pelourinho.
8. SESC Pelourinho
A dica aqui é acompanhar a programação do SESC e ficar alerta aos eventos programados no espaço. Com shows, exposições e atividades para crianças, o local conta com uma diversidade de atrativos para toda a família.
9. Casa do Carnaval
A Casa do Carnaval é uma visita sensorial e interativa aos melhores momentos da folia baiana. Inaugurado em 2018, o museu é o must see para quem estiver visitando o Pelourinho.
10. Casa Boqueirão
Lojinha colaborativa de marcas locais e produtos artesanais selecionados. Além disso, possui um café com vista e algumas delícias (destaque para a torta de amêndoas com maçã e o drink de cachaça com gengibre).
11. Centro Cultural Solar Ferrão
Instalado em um casarão no Pelourinho, o Centro Cultural Solar Ferrão é composto pelo Museu Abelardo Rodrigues e mais quatro coleções: Arte Africana, Arte Popular, Coleção Walter Smetak e Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. Destaque para essa última, que reúne dezenas de belas peças de origem indígena e africana dos mais variados tipos.
12. Poró Restaurante e Bar
Pratos tão saborosos quanto “instagramáveis”, drinks bem elaborados e espaço aconchegante. O Poró é um restaurante contemporâneo perfeito para quem quer tornar o almoço em uma ocasião especial – sozinho ou acompanhado. É amante de doces? Uma dica: prove o delicioso cheesecake de côco com manga.
13. O Cravinho
Cachaça, cravo, limão e mel. Essa é a base da bebida vendida no tradicional O Cravinho, bar no estilo taverna que é parada obrigatória para quem vai ao pelourinho. A cachaçaria oferece mais de 30 sabores da bebida infusionada. Ideal para ir para ir acompanhado e jogar conversa fora.