Skip links

A confiança dos investidores alemães cai em agosto

A confiança dos investidores alemãesbaixou em Agosto para o seu nível mais baixo desde Dezembro 2011, como resultado da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, e a incerteza sobre o ‘Brexit’, de acordo com o indicador desenvolvido peloInstituto de Pesquisa Econômica ZEW.

A leitura do estudo foi colocada em – 44, 1 ponto, oposto o – 24, 5 do mês anterior, bem abaixo da média histórica de 21, 6 pontos.

Por outro lado, a avaliação da situação exacta da economia da Alemanhapiorou durante o mês de Agosto, situando-se em – 13, 5 pontos, em comparação com -1,1 do mês anterior. Especialistas têm salientado que esta é a sua pior leitura desde maio 2010, sublinhando que os investidores alemães praticamente tomar a contração do PIB alemão no segundo trimestre.

Em relação à área do euro, a preocupação dos investidores alemães também piorou significativamente, caindo do – 20, 3 pontos registrados no mês de julho em – 43, 6 relatados em agosto.

A avaliação da situação econômica exata na região foi localizada no mês de agosto em – 14, 5 pontos, após registrar uma queda de 3,9 pontos.

Achim Wambach, o presidente doZEW, disse que “o indicador de sentimento econômico do ZEW aponta para uma deterioração significativa perspectivas da economia alemã. ”

Para o gestor, a recente escalada na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, o risco de desvalorizações competitivas e a maior probabilidade de um ‘Brexit’ sem acordo resultam em forte pressão sobre o crescimento econômico que por si só é fraco.

O tamanho do colapso da confiançaentre os investidores alemãestem poucos precedentes desde que o índice é publicado, datando de para 1991. Só foi superado em agosto de 2016, logo após o Brexit, em 2011, no início do surto da crise soberana ou quando a crise financeira de 2008 eclodiu.     

Leia Mais

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar