Skip links

Água extraterrestre? Estudo afirma que 60% dos recursos presentes na Terra vieram de meteoritos

                        

                            

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

A existência da água em nosso planeta tem permanecido como uma das maiores questões do Universo, já que é um elementobásico para manter as formas de vida que conhecemose sua chegada ao nosso planeta foi tentada para explicar com várias teorias.

Agora, um novo estudo propõe quemais da metade desse elemento teria chegado ao lado de meteoritosque colidiram com o Terrabilhões de anos atrás.

Usando um método recentemente desenvolvido na Universidade de Tübingen, um grupo de pesquisadores mediu os isótopos de selênio em rochas derivadas do manto da Terra.As assinaturas de isótopos encontradas nestas rochase em certos tipos de meteoritos eram idênticas, revelando assim a origem do selénio, bem como grandes quantidades de água e outras substâncias vitais.

Sobre a presença de selênio nestas rochas, o pesquisador chileno do grupo de Geoquímica Isotópica de Tübingen e co-autor deestudo publicado na Nature Geoscience, María Isabel Varas-Reus, que também estudou na Universidade do Chile e atualmente está em Munique, explica que este elemento“é atraído pelo ferro. É por isso que, no início da história do nosso planeta, ele foi reduzido ao núcleo rico em ferro.”

“As assinaturas de selênio anteriores foram completamente apagadas lá. Portanto, o selênio que foi encontrado no manto da Terra hoje deve ter sido adicionado após a formação do núcleo da Terra.Geologicamente falando, no último momento da formação da Terra, depois que nossa lua também se formou“, acrescenta Varas-Reus.

Na data, os cientistas explicam que é complexo determinar o momento exato em que isso ocorreu no planeta, mas eles estimam quefoi entre 4. 500 e 3. 900 milhões de anos.

Outro ponto que a equipe de Varas-Reus investigou é a origem dos meteoritos adicionados substâncias ao manto da Terra.“Nós pensamos que eles eram meteoritos do Sistema Solar interno“, diz o especialista, acrescentando que “ficamos muito surpresos que a assinatura do isótopo de selênio do manto da Terra coincidisse certo tipo de meteorito do Sistema Solar externo. “

O Sistema Solar externo é aquele que está além do cinturão de asteroides que divide a vizinhança entre Marte e Júpiter eela dá origem aos planetas gigantes e gasosos como Júpiter ou Saturno,mesmo onde Netuno e Urano estão localizados.

A equipe de pesquisa também foi capaz de quantificar o que mais esses meteoritos trouxeram consigo quando atingiram a Terra primitiva. “De acordo com nossos cálculos, cerca de 60% da água na Terra hoje vem dessa fonte. Essa é a única maneira pela qual os oceanos poderiam se formar “, diz Varas-Reus.

Fonte: Emol, GDA

Siga-nos no Twitter:

                        

                    

Leia Mais

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar