Neste exato momento, comunidades do mundo inteiro estão reagindo ao avanço da pandemia de coronavírus. A importância das estratégias de saúde pública aumentou brutalmente, e incluiu medidas como o distanciamento social – usado para frear a velocidade de disseminação da doença. Nós, do Google Maps, já usamos dados agregados e anônimos que indicam a movimentação em determinados lugares. Isso ajuda a identificar, por exemplo, vias com trânsito intenso ou horários de pico em restaurantes. Agora, autoridades sanitárias nos disseram que esse mesmo tipo de dado agregado e anônimo poderia ser útil para tomar decisões fundamentais no combate à COVID-19.
Por isso, a partir de hoje vamos publicar diariamente os COVID-19 Community Mobility Reports (Relatórios de Mobilidade Comunitária) relacionados ao coronavírus. Eles vão conter informações sobre o que mudou agora que as pessoas estão trabalhando de casa, em isolamento ou tomando outras medidas para que a curva da pandemia deixe de ser ascendente e se transforme numa linha plana. Os relatórios foram desenvolvidos para ajudar nessa batalha sem abrir mão de nossos rigorosos protocolos e políticas de privacidade e segurança.
Os relatórios usam dados agregados e anônimos para detectar tendências de movimentação ao longo do tempo – por região e em diferentes categorias de lugares, como pontos de lazer, supermercados e farmácias, parques, terminais de transporte, locais de trabalho e áreas residenciais. Vamos exibir tendências ao longo de várias semanas, sendo que as informações mais recentes representarão o período de 48 a 72 horas anteriores à publicação. Embora o Google mostre aumento ou redução nas visitas em termos percentuais, não compartilhamos o número absoluto de visitas aos locais. Nenhuma informação que possa ser atrelada a indivíduos – como a localização de uma pessoa, seus contatos ou movimentos – será disponibilizada em nenhum momento, para proteger a privacidade dos usuários.
Os relatórios serão lançados globalmente e vão cobrir mais de 120 países. Considerando a urgência dessas informações, em alguns casos – quando possível – vamos oferecer também dados regionais. Ao longo das próximas semanas, trabalharemos para acrescentar mais países e regiões aos relatórios. Com isso, queremos garantir que os documentos sejam úteis e relevantes para autoridades sanitárias de todo o mundo nesse trabalho para proteger a população do avanço da COVID-19.
Navegue e baixe um relatório sobre uma região de seu interesse |
Exemplo de Relatório de Mobilidade Comunitária no Brasil |
Proteção à privacidade
Os COVID-19 Community Mobility Reports (Relatórios de Mobilidade Comunitária) utilizam a mesma tecnologia de alto padrão que torna os dados anônimos, já usada diariamente nos produtos do Google. Nestes relatórios, usamos a chamada privacidade diferencial: ela insere um “ruído” artificial nos conjuntos de dados e permite chegar a resultados de alta qualidade sem identificar nenhum indivíduo.
As informações surgem a partir de conjuntos de dados agregados e anônimos, vindos de usuários que deixam o Histórico de Localização ligado (vale lembrar que, por padrão, esse recurso fica desligado). Qualquer usuário que ligar o Histórico de Localização poderá desligá-lo quando quiser – basta clicar na Conta Google. Além disso, dados do Histórico podem ser apagados sempre que a pessoa desejar, diretamente na Timeline do usuário.
Este é um momento sem precedentes na História. O Google vai continuar avaliando os relatórios à medida que receber opiniões e sugestões de autoridades sanitárias, organizações da sociedade civil, governos e da comunidade como um todo. Esperamos que essas informações se somem a outras já disponíveis e ajudem pessoas e regiões inteiras a se manterem saudáveis e seguras.
Publicado por Jen Fitzpatrick, SVP de GEO e Karen DeSalvo, MD, M.P.H, diretora de saúde do Google Health