Skip links

Ajuda às autoridades sanitárias no combate à COVID-19

Fonte http://feedproxy.google.com/~r/OBlogDoGoogleBrasil/~3/QfJfpoqv0hI/covid-19-google-relatorios-mobilidade-comunitaria.html

Neste exato momento, comunidades do mundo inteiro estão reagindo ao avanço da pandemia de coronavírus. A importância das estratégias de saúde pública aumentou brutalmente, e incluiu medidas como o distanciamento social – usado para frear a velocidade de disseminação da doença. Nós, do Google Maps, já usamos dados agregados e anônimos que indicam a movimentação em determinados lugares. Isso ajuda a identificar, por exemplo, vias com trânsito intenso ou horários de pico em restaurantes. Agora, autoridades sanitárias nos disseram que esse mesmo tipo de dado agregado e anônimo poderia ser útil para tomar decisões fundamentais no combate à COVID-19.

Por isso, a partir de hoje vamos publicar diariamente os COVID-19 Community Mobility Reports (Relatórios de Mobilidade Comunitária) relacionados ao coronavírus. Eles vão conter informações sobre o que mudou agora que as pessoas estão trabalhando de casa, em isolamento ou tomando outras medidas para que a curva da pandemia deixe de ser ascendente e se transforme numa linha plana. Os relatórios foram desenvolvidos para ajudar nessa batalha sem abrir mão de nossos rigorosos protocolos e políticas de privacidade e segurança.

Os relatórios usam dados agregados e anônimos para detectar tendências de movimentação ao longo do tempo – por região e em diferentes categorias de lugares, como pontos de lazer, supermercados e farmácias, parques, terminais de transporte, locais de trabalho e áreas residenciais. Vamos exibir tendências ao longo de várias semanas, sendo que as informações mais recentes representarão o período de 48 a 72 horas anteriores à publicação. Embora o Google mostre aumento ou redução nas visitas em termos percentuais, não compartilhamos o número absoluto de visitas aos locais. Nenhuma informação que possa ser atrelada a indivíduos – como a localização de uma pessoa, seus contatos ou movimentos – será disponibilizada em nenhum momento, para proteger a privacidade dos usuários.

Os relatórios serão lançados globalmente e vão cobrir mais de 120 países. Considerando a urgência dessas informações, em alguns casos – quando possível – vamos oferecer também dados regionais. Ao longo das próximas semanas, trabalharemos para acrescentar mais países e regiões aos relatórios. Com isso, queremos garantir que os documentos sejam úteis e relevantes para autoridades sanitárias de todo o mundo nesse trabalho para proteger a população do avanço da COVID-19.

                                             Navegue e baixe um relatório sobre uma região de seu interesse
Sabemos que profissionais de saúde pública já têm acesso a outros recursos, mas esperamos que os relatórios sejam uma nova ferramenta para fundamentar decisões de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Um exemplo de possível utilização é ajudar as autoridades a entender mudanças em trajetos essenciais, que poderão ser transformadas em recomendações sobre horários de funcionamento ou de serviços de entrega. Da mesma maneira, uma tendência de visitas persistentes a um terminal de transporte pode indicar a necessidade de colocar mais ônibus ou trens no local, permitindo que os usuários viagem com maior distância entre si dentro dos veículos. Em última análise, compreender se as pessoas estão se movimentando e também quais são os destinos pode auxiliar as autoridades a dar orientações que protejam a saúde pública e, ao mesmo tempo, atendam às necessidades básicas dos cidadãos.
                                                              Exemplo de Relatório de Mobilidade Comunitária no Brasil
Além dos COVID-19 Community Mobility Reports (Relatórios de Mobilidade Comunitária), estamos trabalhando em parceria com alguns epidemiologistas envolvidos com o coronavírus. Oferecemos atualizações para conjuntos de dados agregados e anônimos já existentes – e essas atualizações podem ajudar a compreender e prever o comportamento da pandemia. Esse tipo de dado auxilia os pesquisadores a prever epidemias, planejar infraestrutura urbana e de trânsito e entender a mobilidade da população e suas reações a conflitos e desastres naturais.

Proteção à privacidade
Os COVID-19 Community Mobility Reports (Relatórios de Mobilidade Comunitária) utilizam a mesma tecnologia de alto padrão que torna os dados anônimos, já usada diariamente nos produtos do Google. Nestes relatórios, usamos a chamada privacidade diferencial: ela insere um “ruído” artificial nos conjuntos de dados e permite chegar a resultados de alta qualidade sem identificar nenhum indivíduo.

As informações surgem a partir de conjuntos de dados agregados e anônimos, vindos de usuários que deixam o Histórico de Localização ligado (vale lembrar que, por padrão, esse recurso fica desligado). Qualquer usuário que ligar o Histórico de Localização poderá desligá-lo quando quiser – basta clicar na Conta Google. Além disso, dados do Histórico podem ser apagados sempre que a pessoa desejar, diretamente na Timeline do usuário.

Este é um momento sem precedentes na História. O Google vai continuar avaliando os relatórios à medida que receber opiniões e sugestões de autoridades sanitárias, organizações da sociedade civil, governos e da comunidade como um todo. Esperamos que essas informações se somem a outras já disponíveis e ajudem pessoas e regiões inteiras a se manterem saudáveis e seguras.

Publicado por Jen Fitzpatrick, SVP de GEO e Karen DeSalvo, MD, M.P.H, diretora de saúde do Google Health

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar