Produção
Produção mundial de calçado atingida 24. 200 milhões de pares em 2018, o que significou um crescimento de 2,7 por cento em relação ao ano anterior. Cada habitante da Terra correspondia a 3,1 pares no ano passado. Produção de calçados aumentou acima 20 por cento nos últimos nove anos, que tem sido bastante fresco, com a excepção do período 2015 – 2016, ano em que estagnou. A fabricação de calçados está concentrada emÁsia, onde quase nove de cada 10 Pares de sapatos em todo o mundo . As participações no mercado continental mostraram flutuações marginais durante a última década, exceto pelo aumento da produção emÁfrica
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A classificação do 10 Produtores de calçados líderes mundiais em 2018 permaneceu inalterada em relação ao ano anterior. Os países asiáticos, liderados porChina, permaneceram entre os quatro primeiros e sete no total. Embora a China continue sendo o líder indiscutível da indústria mundial de calçados, sua participação na produção caiu dois pontos percentuais no ano passado, enquantoÍndia,VietnãeIndonésiaviram crescer sua quota de produção. Em comparação com 2010, A participação da China foi reduzida em quase sete pontos, refletindo como a indústria se reajustou aos custos de produção mais altos neste país e, mais recentemente, aos efeitos das tensões comerciais com o )Estados Unidos. O Vietnã e a Indonésia foram os principais beneficiários dessa dinâmica, eBangladesheTurquiatambém cresceram significativamente Graças ao declínio da China. Por seu lado,o Brasilcontinuou a ser o maior produtor de calçado não asiático, mas a sua indústria orientada para o mercado interno foi afetada pela má situação macroeconómica do país.Itáliaé o único país europeu que entra nestetopo10, embora seguido de perto por concorrentes asiáticos comoCambodiaouTailândia.
Consumo
Durante a última década, os padrões de consumo de calçados em todo o mundo mudaram como reflexo da dinâmica demográfica e econômica internacional, e espera-se que continuem a se desenvolver no futuro. A Ásia agora compra a maior parte dos calçados vendidos no mundo. A participação da Ásia no consumo mundial total aumentou 5 pontos percentuais desde 2010; África, em 4. O oposto é o deEuropaeAmérica do Norte,cujo consumo tem caíram 5 e 3 por cento, respectivamente, nos últimos nove anos
Apesar dessas tendências, a diferença de consumo entre os conteúdos ainda é muito acentuada, dado que, por exemplo, o consumo per capita na América do Norte é três vezes maior do que na África: 5,6 pares um e 1.7 outro.
O 10 países consumidores de calçado principal, correspondendo a 54 por cento da população mundial, juntos representam quase 60 por cento do consumo mundial. China e Índia, os dois países mais populosos do mundo, cada um com uma população de 1. 300 e 1. 400 Milhões de pessoas lideram esta mesa; mas o consumo da China ainda é um 50 por cento maior do que na Índia. Os Estados Unidos seguem a Índia de perto, já que sua riqueza em grande parte compensa sua população mais baixa. Indonésia e Brasil completam a primeira metade da tabela do topo10 do consumo mundial, dois países que aumentaram sua participação em comparação com 2017. Na segunda metade da classificação,AlemanhaePaquistãoeste ano subir um lugar, relegando paraReino Unidopara a nona posição.
Exportar
Na última década, a Europa aumentou sua participação no total das exportações mundiais em 2,6%, à custa de outros continentes. No entanto, a sua participação total não excede 13, 6 por cento, um sexto do que na Ásia. A Ásia, portanto, é a origem de mais de 4 de 5 pares de sapatos exportados em todo o mundo. Os continentes restantes juntos representam menos de 3% do mercado.
A China é a origem de quase dois terços de todas as exportações de calçado. No entanto, a sua quota de mercado caiu 1,3% em 2018, continuando uma tendência descendente que começou em 2010: Nos últimos oito anos, a participação da China perdeu 9%, um percentual que poderia aumentar para 11 por cento se analisarmos juntos a China eHong Kong. Por seu turno, o Vietnã é o país que mais aumentou a quota de exportação nos últimos anos, quase o dobro desde 2010. Índia, Indonésia e Turquia são outros grandes beneficiários da perda de peso da China em vendas externas. Na Europa, a Alemanha eBélgicacontinuaram a crescer significativamente
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Importação
A Europa é o continente líder em termos de importações de calçados, representando mais de um terço do comércio mundial completo; apesar de um rápido desenvolvimento da Ásia é percebido: se em 2009 a diferença entre as importações de ambos os continentes habilidades de 20 pontos percentuais, em 2018 Foi apenas 8 por cento. Como a Europa, a América do Norte também está perdendo participação em ritmo acelerado, enquanto a África está ganhando.América do SuleOceaniaregistaram reduções menores nas suas quotas de importação.
Por países, os Estados Unidos continuam a ser o maior importador mundial de calçados, por uma ampla margem, mas sua participação no total continua a cair e está agora abaixo 20 por cento. Sete países europeus, liderados pela Alemanha, faziam parte de 2018 da classificação de 10 Importadores importantes de todo o mundo, um a menos do que em anos anteriores, uma vez que a Índia retirou do décimo lugar paraa Rússiae se juntou aoJapãocomo o segundo membro asiático deste grupo. Quanto ao Reino Unido, este país viu a sua quota de importações cair drasticamente no ano passado e voltou para o quinto lugar, enquanto apenas dois anos atrás ocupava a segunda posição
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Fonte:Sapatos Mundiais
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