Fonte https://www.huffpostbrasil.com/entry/coronavirus-ampliacao-testes_br_5e7a3da8c5b62f90bc52331a
Subiu para 2.201 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (24). Já o número de mortes é de 46, sendo 40 no estado de São Paulo e 6 no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (23), eram 1.891 confirmados e 34 mortes.
Há registros da covid-19 em todas as unidades da Federação, mas variações no nível de transmissão em cada região. A região Norte, por exemplo, tem 3,7% do total de casos do Brasil. Na outra ponta, a região Sudeste representa o maior percentual, de 58,1%.
O Ministério da Saúde anunciou que irá ampliar os testes. Hoje, no Brasil, apenas os casos mais graves, em que há indicação de internação, fazem o exame, apesar da orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde) de testar todo caso suspeito.
Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária da covid-19 em todo o País. “A declaração é um comando do Ministério da Saúde para que todos os gestores nacionais adotem medidas para promover o distanciamento social e evitar aglomerações, conhecidas como medidas não farmacológicas, ou seja, que não envolvem o uso de medicamentos ou vacinas”, segundo a assessoria de imprensa da pasta.
Apesar da alta capacidade de disseminação do novo coronavírus, em cerca de 80% dos casos de contaminação, os sintomas aparecem de forma leve. Menos de 5% dos casos evoluem para um quadro grave.
A principal preocupação é com idosos e pessoas com doenças crônicas. Em infectados com menos de 50 anos, a taxa de mortalidade é de menos de 1%.