Estamos todos vivendo um momento sem precedentes. O impacto do novo coronavírus (COVID-19) criou vários desafios novos e, para muitos de nós, exigiu que adotássemos novas formas de trabalho.
Pela América Latina e em todo o mundo, empresas e usuários dependem do Google Cloud para ajudá-los a se manterem conectados e conseguirem fazer seu trabalho. E nós levamos esta responsabilidade muito a sério.
No início da última semana, vimos mais de 2 milhões de novos usuários se conectarem ao Google Meet diariamente, ultrapassando 2 bilhões de minutos juntos – o que equivale a mais de 3.800 anos de reuniões seguras em apenas um dia. O G Suite também atingiu outro importante marco no início deste ano, passando a marca de 6 milhões de empresas e organizações pagantes.
Em termos de saúde, os profissionais da linha de frente e a indústria estão vivenciando uma grande mudança. Nós estamos aqui para possibilitar que eles reajam à crise e continuem oferecendo cuidados médicos.
Hoje, queremos compartilhar muitas das maneiras pelas quais estamos ajudando nossos clientes e parceiros pela América Latina, a se guiarem diante do impacto da COVID-19 — e se prepararem para a normalidade.
Continuidade e confiabilidade nos negócios
À medida em que cada vez mais funcionários trabalham de casa, estamos ajudando negócios e organizações a se adaptarem rapidamente para situações de trabalho remoto por meio de uma variedade de ferramentas e programas.
Antes que o governo incentivasse o trabalho remoto em todo o país, uma das maiores companhias de seguros do México, o Grupo Nacional Provincial (GNP), implementou uma política rigorosa para trabalhos em casa. Utilizando o G Suite, a empresa desenvolveu uma série de novos procedimentos e práticas pelas quais 6.700 funcionários utilizam o Google Meet para videoconferências e estão conectados a todos os recursos de colaboração do G Suite.
No Peru, o setor Judiciário está usando o Google Meet para continuar operando durante a quarentena nacional. Por meio de videoconferências, eles estão realizando tanto reuniões internas, quanto audiências. Ao fazer isso, advogados, procuradores e funcionários jurídicos não precisam comparecer fisicamente ao tribunal, minimizando o risco da propagação do vírus, enquanto garantem que a justiça continue sendo administrada em todo o país.
Quando o âncora de seu telejornal se colocou em quarentena voluntariamente, depois de suspeitar que esteve em contato com a COVID-19, a Milenio Televisión, no México, teve que encontrar uma maneira de continuar com o programa no ar, incluindo as entrevistas, sem ter que enviar membros da equipe para a casa do âncora. Eles escolheram o Google Meet para continuar transmitindo as notícias, devido à alta qualidade de imagem e áudio, por ser a maneira mais segura de alcançar a audiência e não exigir o download de nenhum programa ou aplicativo.
Depois do sucesso deste programa, a Milenio Televisión começou a transmitir mais dois programas por meio do Google Meet, somando um total de 36 videoconferências até o momento. Além disso, eles estão usando a ferramenta para falar com correspondentes em outros países, já que a latência é de menos de um segundo.
Aprimorando os serviços de saúde
Estamos fornecendo tecnologia para ajudar hospitais, governos e outras empresas diretamente impactadas pela COVID-19 a aliviar o fardo de suas equipes, cadeias de suprimento e sistemas de TI.
Momentos extraordinários levam organizações a criarem iniciativas extraordinárias. A RedSalud, que atende milhares de pacientes diariamente no Chile por meio de suas 9 clínicas e 40 centros médicos e odontológicos, acelerou um projeto no qual estava trabalhando há meses: o redirecionamento de consultas de pacientes para a telemedicina.
A telemedicina permite que aqueles que não possam comparecer pessoalmente às consultas, seja por dificuldades pessoais ou eventualidades, tenham acesso ao serviço de saúde. Atualmente, a técnica ajuda a reduzir a exposição à COVID-19 e a reservar elementos de proteção pessoal, como luvas e máscaras, à equipe médica, colaborando diretamente com o achatamento da curva de contágio. O mesmo sistema está sendo utilizado para ter uma comunicação mais personalizada e segura com os pacientes.
A RedSalud trabalhou com o Google Cloud e a KochaSoft para desenvolver a tecnologia necessária para que o projeto saísse do papel em menos de uma semana. As equipes trabalharam juntas para integrar os sistemas de agendamento e pagamento já existentes com o Google Meet e outras ferramentas do G Suite. O Google Calendar se tornou a ferramenta para os médicos acessarem a agenda de suas consultas virtuais; o Google Meet foi escolhido como o mecanismo seguro para realizá-las; e o Google Cloud Platform está dando suporte à integração. Um dos principais aspectos deste projeto foi assegurar que a privacidade dos pacientes estivesse garantida durante o processo, tendo em mente também que a telemedicina é um canal de saúde que veio para ficar.
Para o CTO, Guillermo Wilson, “o propósito da RedSalud é entregar um serviço de saúde de qualidade, acessível e humanizado. Para garantir que isso fosse possível nessa nova modalidade, a telemedicina, precisávamos de uma tecnologia que fosse robusta, escalável e, acima de tudo, segura. Encontramos isso no Google Cloud”, diz.
No Brasil, a Prefeitura de Recife e o Governo de Pernambuco estão trabalhando para reduzir o número de visitas desnecessárias ao hospital com o projeto Atende em Casa, um aplicativo de rastreamento da COVID-19. Com a ajuda da solução Firebase do Google Cloud Platform, a ferramenta pode ser acessada em um smartphone ou computador para que pacientes com sintomas de gripe possam ser orientados sobre os melhores passos a seguir. Atualmente, o aplicativo atende à cidade de Recife e está no processo de lançamento em todo o Estado de Pernambuco.
Em São Paulo, o Hospital das Clínicas fechou uma parceria com o Google e o Loud Voice Services para desenvolver um assistente de voz que gerencia o fluxo de agendamentos de consultas, exames e retirada de medicamentos com o uso de soluções do Google Cloud, como Dialogflow e Speech API.
O assistente liga para os pacientes agendados para a semana seguinte, para perguntar se é possível ou não adiar uma visita física – um processo que, hoje, está sendo feito manualmente pelos profissionais de saúde. Se o paciente não quiser adiar a consulta, o sistema avisa o médico responsável para fazer uma teleorientação por telefone.
Atualmente, circulam pelo hospital cerca de 45.000 pessoas diariamente. Com este processo automatizado, será possível reduzir esse número e, consequentemente, aumentar o distanciamento social e focar os recursos no combate à pandemia.
De acordo com o diretor de Tecnologia Corporativa do HC, Vilson Cobello Junior, “o grande motivador deste projeto foi o desafio de garantir a segurança aos nossos pacientes e profissionais. Ao mesmo tempo, podemos otimizar a alocação dos recursos assistenciais no combate à COVID-19 por meio do uso de tecnologia. Esse projeto permitirá a priorização dos pacientes de maior criticidade que precisarem ser avaliados presencialmente”.
Encontrando soluções de alta tecnologia
Embora seja uma medida essencial para retardar a disseminação do vírus, o distanciamento social pode ser também um fator prejudicial à saúde mental de muitas pessoas. Pensando nisso, a Vidalink, uma WellTech do Brasil que oferece planos de bem-estar corporativos, utilizou as ferramentas do Google Cloud Platform para criar a VIDA, um robô virtual que está sendo disponibilizado de forma totalmente gratuita às empresas de todo o Brasil, e aos seus respectivos colaboradores. A VIDA oferece um conteúdo especial sobre a COVID-19 e trilhas de desenvolvimento comportamental elaboradas para ajudar as pessoas com as incertezas e restrições deste novo cenário.
A expectativa é de que milhões de trabalhadores possam acessar a VIDA para conferir desde dicas para a adoção de uma rotina saudável, até apoio psicológico para o cuidado com a saúde mental, além de aproveitar descontos especiais para comprar alimentos saudáveis e medicamentos.
O Banco Santander, na Argentina, junto ao Google e ao seu parceiro NubeliU, desenvolveram uma solução em menos de 24 horas para agilizar empréstimos com juros baixos a empresas que estão sofrendo os efeitos econômicos da crise da COVID-19. Utilizando o Google Vision AI, eles conseguiram validar automaticamente documentos e formulários em PDF, contribuindo para atender o aumento na demanda e conceder empréstimos em tempo recorde, para ajudar pequenas e médias empresas.
Avançando juntos
Estamos todos diante de uma mudança extraordinária, e nossos usuários confiam em nós para permanecerem conectados. Em todos os setores, estamos presentes para apoiar nossos clientes e comunidades – e preparados para continuar trabalhando.
Publicado por Eduardo López, presidente de Google Cloud para a América Latina e Milton Larsen Burgese, diretor de vendas para o setor público de Google Cloud na América Latina