O Brasil está entre os países mais afetados pelo novo coronavírus e a pandemia está tendo um impacto devastador na saúde, vida e emprego de milhões de brasileiros. Todos nós, como cidadãos e como profissionais, tivemos que fazer mudanças drásticas em nosso dia a dia para lidar com este momento sem precedentes em que estamos vivendo. Nosso agradecimento aos trabalhadores que estão na linha de frente para que possamos fazer a nossa parte ficando em casa.
Sabemos que superar um desafio dessa magnitude requer um esforço contínuo e dedicação de todos. Nosso objetivo no Google é fazer o que estiver ao nosso alcance para poder ajudar e, hoje, gostaria de compartilhar com vocês parte do que temos feito no Brasil para apoiar nossos usuários, o poder público, a sociedade civil e empreendedores de todos os tamanhos que lutam para manter seus negócios vivos.
Nossos esforços se concentram em quatro áreas prioritárias, que acreditamos ser essenciais para navegarmos neste momento difícil e seguirmos rumo à recuperação:
Promovendo informação de qualidade e confiável
O acesso à informação de qualidade é fundamental para que o enfrentamento à pandemia seja eficiente e que a recuperação aconteça do modo mais rápido possível. Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a alertar sobre a propagação do vírus pelo mundo, criamos na Busca um painel de Alerta de COVID-19 garantindo que, ao buscar pelo assunto, o usuário encontre informações confiáveis e úteis produzidas por fontes oficiais de saúde, como a OMS, e, no caso brasileiro, o Ministério da Saúde.
Também lançamos com o governo brasileiro a campanha “Siga as 5 Dicas” que resume as principais recomendações da OMS de como se prevenir e combater a COVID-19. Essas e outras informações, dados e dicas estão reunidas, em português, no site g.co/coronavirus. Além disso, desde março, uma página especial do Google Trends reúne as principais dúvidas dos brasileiros a respeito da doença, que já se tornou o assunto mais pesquisado do ano, ajudando a guiar o trabalho de autoridades públicas e da imprensa.
Na Busca e em seções especiais no Google Notícias e no YouTube, o usuário encontra notícias de veículos de imprensa profissional com os últimos acontecimentos e informativos sobre a doença no Brasil e no mundo. Cientes do papel transformador e do alcance da YouTube, também lançamos a campanha #FiqueEmCasa #Comigo para ajudar as pessoas a se sentirem mais conectadas, entretidas e — com a ajuda de parceiros importantes como o Hospital Albert Einstein — bem informadas e seguras durante o período de isolamento social.
O apoio ao jornalismo profissional é uma das nossas prioridades no momento, por isso anunciamos a criação de um Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo voltado a pequenos e médios veículos espalhadas pelo Brasil, um segundo fundo dedicado às agências de checagem como o Comprova (composto por 24 organizações brasileiras) e a isenção de pagamento para o uso da nossa plataforma de publicidade por empresas jornalísticas.
Apoiando autoridades de saúde, ONGs e o poder público
Em face do desafio da pandemia, as autoridades públicas devem ser capazes de agir rápido e tomar decisões eficientes para salvar mais vidas. O momento pede colaboração e temos buscado trabalhar próximos por meio de parcerias, recursos financeiros, compartilhamento de ferramentas e suporte tecnológico.
Para proteger os usuários que buscam aplicativos confiáveis sobre COVID-19 no Google Play, a loja virtual do Android, criamos uma área informativa sobre a doença e destacamos aplicativos essenciais para a população brasileira como o Auxílio Emergencial, da Caixa Econômica Federal, e o Coronavírus SUS, do Ministério da Saúde. Também liberamos, para o governo federal, o uso sem custos de recursos do Google Maps que permitem à população identificar local e situação de unidades de saúde mais próximas.
Diante da urgência que a situação nos coloca, colaboramos com autoridades para rapidamente colocar à disposição ou aprimorar aplicativos importantes, como o Infoleg — que permitiu à Câmara dos Deputados manter as atividades legislativas remotamente –, o Centro de Mídias SP, o EscoLAR e o Aula Paraná, que conectam alunos e professores de escolas estaduais pela internet.
Desde abril, passamos a publicar Relatórios de Mobilidade Comunitária com o objetivo de orientar políticas públicas por meio de dados agregados e anônimos sobre as tendências de movimentação da população sob isolamento social. No Brasil, é possível acompanhar quais Estados estão seguindo com mais rigor as recomendações de isolamento. E, ainda, observar a redução de presença em supermercados, parques e locais de trabalho, tudo respeitando nossos rigorosos protocolos e políticas de privacidade e segurança.
Unimos esforços também com o Ministério da Economia colocando nossos cursos gratuitos de capacitação profissional ao alcance de todos por meio da plataforma Todos por Todos, com opções para aprender a falar em público, gerenciar relações com clientes, buscar emprego, e mais.
Apoiamos também projetos criativos que visem fortalecer o combate à COVID-19 e que venham de organizações da sociedade civil. O Google.org, nosso braço filantrópico, reservou mais de R$ 1 milhão para selecionar e oferecer apoio iniciativas que, por meio da tecnologia, buscam soluções originais para os problemas que a sociedade brasileira enfrenta hoje. A primeira delas é a Olabi, entidade carioca que se propôs a criar uma plataforma digital que conectará demandas dos hospitais e com o movimento maker local que poderá ajudar, destacando iniciativas ativas e também protocolos hospitalares e outras informações relevantes. Em breve, anunciamos mais iniciativas.
Ajudando a conectar educadores e alunos
Com o avanço da COVID-19 e o fechamento de instituições de ensino, assistimos a um salto na adoção de recursos de educação à distância. Basta olhar para o crescimento do número de usuários ativos do Google Sala de Aula, uma das nossas ferramentas gratuitas do G Suite for Education, que quase dobrou durante esse período. Hoje, com muito orgulho, vemos a nossa plataforma ajudar na conexão de 100 milhões de educadores e estudantes em todo o mundo.
No Brasil, estamos presentes em escolas públicas de mais de dez Estados brasileiros em suas iniciativas à distância com o acesso gratuito ao G Suite for Education. Em Santa Catarina, por exemplo, mais de 448 mil estudantes e 26 mil professores puderam seguir com suas atividades escolares de forma complementar nesta transição ao digital.
Sabemos também que os educadores estão enfrentando o grande desafio de dar aulas remotas, numa escala sem precedentes – e, em alguns casos, pela primeira vez na vida. Por isso, estamos criando novos recursos de ensino à distância, além de novos materiais de treinamento. Em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação para Educação, da Unesco, lançamos recentemente o Ensine em Casa, uma central de informações, dicas, treinamentos e ferramentas, coletados em todo o Google for Education para ajudar os professores a continuar ensinando durante a pandemia.
Contribuindo para a continuidade dos negócios e a recuperação econômica
O distanciamento social e a quarentena tiveram um impacto significativo para as economias de países em todo o mundo, incluindo no Brasil. Do dia para a noite, as lojas fecharam e as pessoas passaram a consumir apenas o essencial, o que mudou drasticamente o perfil da demanda de consumidores para negócios de todos os tamanhos.
As pequenas e médias empresas estão sofrendo os efeitos desse período de incerteza e, para dar fôlego àqueles que movem as economias locais, o Google anunciou o emprego de mais de US$ 800 milhões globalmente, sendo a maior parte deste valor dedicada a apoiar os empreendedores neste momento, seja por meio de créditos para publicidade em nossas plataformas ou empréstimos subsidiados por meio de operações de microcrédito.
Além disso, estamos oferecendo uma série de recursos que podem ajudar essas empresas a atravessar o atual período de crise. Na página “Em Casa” (g.co/EmCasa), que já recebeu mais de 1 milhão visitantes únicos desde sua estreia, indicamos formas para aprender, trabalhar e manter-se conectado durante o período de isolamento. Nela, temos uma seção dedicada a quem quer aprender a gerenciar seu negócio de casa ou aprimorar-se em alguma habilidade específica, como Marketing Digital.
Também lançamos recentemente a Google Academy, uma plataforma de educação e conteúdos on-line sobre publicidade digital. Por meio dela, especialistas de Google Ads e escolas parceiras de treinamento apresentam, semanalmente, conteúdos e dicas sobre como anunciar usando plataformas do Google, em vídeos que vão do nível básico ao avançado.
Outra iniciativa importante é a Mentoria Cresça com o Google. O programa oferecerá, gratuitamente, 5 mil sessões de orientação com mentoras selecionadas pela Rede Mulher Empreendedora. Elas vão tirar dúvidas de pequenos empresários sobre temas como contabilidade, modelos de negócio e inteligência emocional.
Quero compartilhar também que demos início à 5ª turma do programa Google for Startups Accelerator, a primeira que acontecerá totalmente à distância. Por meio do programa, nosso time de mentores e especialistas está ajudando as dez empresas selecionadas a desenvolverem e aperfeiçoarem a tecnologia em seus produtos e serviços e, assim, acelerarem seus negócios.
Sabemos o quanto as startups são importantes para contribuir com inovação em momentos como esse. É o caso da Portal Telemedicina que, com a ajuda de mentores do Google for Startups e engenheiros do Google Cloud, desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial capaz de identificar, em exames de raio-x e tomografia, se uma pneumonia é tradicional (viral ou bacteriana) ou causada por COVID-19, com taxa de acerto de 95%. A tecnologia não substitui o teste virológico, mas ajuda na triagem de pacientes na situação de escassez de testes vivida em muitas regiões do país.
Nas últimas semanas, músicos de diversos gêneros têm organizado lives de suas casas e se conectado com a audiência de forma única no YouTube, batendo recordes globais de audiência em transmissões ao vivo na plataforma. O formato foi abraçado pelo público: desde o começo de abril, o interesse pelo termo “live” no YouTube cresceu 4.900% e o Brasil passou a dominar o ranking global de maiores transmissões ao vivo.
Além de oferecer entretenimento para quem está em casa, o YouTube se tornou uma ferramenta importante para que os artistas continuem a fazer seus negócios girarem, mesmo em um momento de restrição para shows em todo o mundo. Além disso, muitos têm usado o alcance da plataforma para desenvolver campanhas de doações relacionadas à COVID-19 e arrecadado milhares de toneladas de alimentos para ajudar quem precisa.
Sabemos que não será fácil sair dessa crise e que há muito trabalho pela frente para todos os brasileiros. Estamos comprometidos em ajudar o país a superar os desafios mais urgentes, bem como os de longo prazo. Nosso foco sempre será garantir que todos tenham acesso às informações e ferramentas necessárias para construirmos um futuro melhor juntos.
Saúde e força para todos!
Postado por Fabio Coelho, presidente do Google Brasil e vice-presidente da Google Inc.