Skip links

Dia da Privacidade de Dados: sete maneiras de proteger suas informações

Fonte http://feedproxy.google.com/~r/OBlogDoGoogleBrasil/~3/Bvs2c8tIrIg/dia-da-privacidade-de-dados.html

A segurança do usuário é uma prioridades para o Google – sobretudo para os milhares de Googlers que trabalham com privacidade, em todo o mundo. Hoje é Dia da Privacidade de Dados, e por isso vamos contar um pouco sobre o que fazemos para garantir a segurança dos usuários na internet e em todas as nossas plataformas. São recursos que vão de proteções embutidas a ferramentas fáceis de usar, para que você tenha controle sobre a própria privacidade.



1. Proteção para a segurança de suas senhas
Cada Conta Google tem um Gerenciador de Senhas, que ajuda a criar, lembrar e guardar senhas fortes para todas as contas online. Com o Check-up de Senha, basta um clique para saber se alguma senha é fraca: talvez a mesma senha esteja sendo usada em muitos sites diferentes, ou o Google pode ter descoberto que uma senha foi comprometida por uma violação de dados por terceiros. Nesses casos, o Google fornece um link para que as senhas frágeis sejam alteradas.



2. O Google pode apagar seus dados automaticamente 
A função autodeletar pode ser usada no Histórico de Localização, na Atividade na Web e de Apps e no Histórico do YouTube. Com ela, o usuário determina que o Google deve apagar automaticamente o histórico de atividades e localização a cada 3 ou 18 meses. Também é possível controlar quais dados serão salvos na conta, graças a controles simples do tipo liga/desliga disponíveis na Conta Google – ou até apagar dados por data, produto e assunto.



3. Use seus apps favoritos do Google no Modo Anônimo
Desde que foi lançado com o Chrome, em 2008, o modo Anônimo se tornou um dos controles de privacidade mais populares do Google. Em 2019 ele passou a estar disponível também no YouTube e Google Maps. Para ligar ou desligar o modo Anônimo, basta clicar na foto de perfil do usuário. Com o modo Anônimo ligado, o Google Maps não salva informações sobre sua atividade – como lugares pesquisados ou as instruções de percurso que o usuário busca. Já com o modo Anônimo desligado, o Maps oferece uma experiência personalizada, com recomendações de restaurantes, informações sobre o trânsito entre a casa e o escritório e outros recursos sob medida para cada usuário.



4. Google Assistente: controle de privacidade por comandos de voz
As configurações de privacidade também podem ser controladas com a ajuda do Assistente. Basta dizer “Ok, Google. Apague tudo o que eu falei na semana passada”. Assim, você deleta todas as atividades da sua Conta Google neste período. Ou então: “Ok, Google. Eu não estava falando com você”, e assim o Assistente esquece o que acabou de ouvir, nos casos em que responde a algo que não foi uma pergunta ou pedido dirigido a ele. Para saber como o Google cuida da privacidade e da segurança dos dados do usuário, basta perguntar: “Ok, Google. Como você garante a segurança dos meus dados?” 



5. Navegação segura com o Chrome
Navegação Segura do Chrome é uma proteção automática contra anúncios perigosos. Ela mostra um alerta antes que o usuário acesse sites nocivos ou baixe arquivos suspeitos. Para quem usa o Chrome, as proteções de senha já vêm automaticamente. Quando a pessoa vai se registrar para acessar um site, enviamos um alerta caso o nome de usuário ou senha tenham sido comprometidos em alguma violação conhecida.



6. É dia de conhecer as configurações de privacidade de aplicativos e dispositivos
O Dia da Privacidade de Dados é uma ótima ocasião para conferir as configurações de privacidade e segurança que oferecemos. O usuário pode fazer um Check-up de Privacidade e ser conduzido num passo a passo pelas principais configurações. É possível escolher quais dados (como histórico de localização e buscas) são salvos na Conta Google, ou controlar os anúncios exibidos. Depois de terminar, o usuário ainda pode ir para o Check-up de Segurança, onde recebe recomendações especializadas que ajudam a proteger dados e aparelhos – como controlar quais aplicativos de terceiros podem ter acesso aos dados da conta.



7. Controle sobre os anúncios que o Google exibe
O Google não vende informações pessoais de usuários para quem quer que seja. Oferecemos transparência, escolha e controle total sobre como as informações de cada pessoa são utilizadas. Quem quiser saber por que está vendo um determinado anúncio pode clicar em Por que esse anúncio para mais informações. Caso algum anúncio específico não seja mais relevante para o usuário, é possível bloquear esse anúncio em Silenciar Anúncio. A qualquer momento, também dá para controlar o tipo de anúncio que cada usuário vê, ou desligar a personalização de anúncios nas Configurações de Anúncios.
Não importa como você usa os produtos do Google: cabe a nós a responsabilidade de manter seus dados seguros e confidenciais. Por isso, trabalhamos sem cessar para criar a melhor experiência de privacidade e oferecer proteções sólidas. Vamos continuar nos esforçando para que os controles de privacidade e segurança sejam cada vez mais simples.


Publicado por Rahul Roy-Chowdhury, Vice-Presidente de Produtos, Privacidade

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar