No Google, a sustentabilidade começa em casa. Nós nos esforçamos para construir sustentabilidade em tudo o que fazemos. Hoje, compartilhamos que direcionamos 100% de nosso uso de energia com compras de energia renovável pelo terceiro ano consecutivo. No Dia da Terra e todos os dias, estamos comprometidos em ajudar todos a construir um mundo mais sustentável, e parte disso significa facilitar a todos fazer escolhas ambientalmente amigáveis. De acordo com o Google Trends, nos últimos 90 dias, o interesse de busca por “Como viver um estilo de vida sustentável” aumentou mais de 4.550%. Para comemorar o Dia da Terra, enquanto muitos de nós estamos encontrando nosso novo “normal” enquanto nos protegemos, eu queria compartilhar algumas das minhas dicas simples de sustentabilidade favoritas.
Se eu disser que guardar as compras do mercado no lugar certo, congelar sobras de comida, usar uma máquina de lavar louça (em vez de lavar tudo na pia) e baixar em apenas alguns graus a temperatura do aquecedor de água ajuda a proteger o meio ambiente, você pode pensar: “ah, isso é simples demais”. Entretanto, os maiores impactos causados ao planeta vêm de apenas três fontes: alimentos, água e uso de energia. Se cada um de nós fizer pequenas mudanças, juntos podemos causar um grande impacto positivo – e ainda por cima reduzir os gastos domésticos. Nossa ferramenta Your Plan Your Planet [Seu Plano, Seu Planeta] traz outras dicas simples para aplicar em casa.
Um Doodle sobre a importância das abelhas
O Doodle interativo de hoje, especial para o Dia da Terra, é perfeito para os abelhudos que querem saber tudo sobre ciência. Criado em parceria com a organização The Honeybee Conservancy, ele convida o usuário a orientar uma abelhinha que poliniza flores e a aprender uma porção de coisas divertidas e interessantes sobre esses insetos e sua importância para o planeta. Mesmo neste período de distanciamento social é possível tomar atitudes que ajudam nessa frente: apoiar os apicultores da sua região, plantar um jardim polinizador ou criar um “bebedouro de abelhas” para atraí-las a beber água e polinizar as flores da sua casa.
“Como” ajudar: mais sugestões
Houve um aumento perceptível nas buscas com a palavra-chave “como fazer”. As pessoas querem informações sobre alimentos, reciclagem e compostagem. Quem mora nos Estados Unidos ou no Canadá pode perguntar ao Assistente como reciclar materiais específicos, e vai receber respostas específicas sobre a cidade onde mora. Temos também a playlist Earth Day no YouTube, com a nossa curadoria, que ensina a fazer compostagem de resíduos, consertar roupas velhas ou transformar sobras numa refeição diferente e gostosa.
Uma pergunta especialmente popular na Busca tem sido “como congelar”. Abaixo, cito uma lista das respostas que me parecem mais úteis:
- Como congelar leite? Coloque o leite dentro do freezer na própria embalagem plástica original, ou num recipiente de vidro que possa ir ao congelador. É preciso deixar espaço sobrando, pois o leite congelado se expande – por isso não esqueça de retirar um pouquinho do líquido da embalagem original, se necessário. Quando quiser beber o leite, descongele-o na geladeira.
- Como congelar ovos? Para congelar ovos inteiros, com gema e clara juntas, basta bater os ovos que deseja congelar e colocar a mistura resultante numa forma de gelo, num recipiente que possa ir ao freezer um num saco plástico vedado, adequado para congelamento. Caso você queira usar os ovos separados, é melhor colocá-los individualmente nos buraquinhos da bandeja de gelo – assim ficam mais fácil separá-los na hora de descongelar.
- Como congelar brócolis? Para que o congelamento dê certo, é preciso primeiro branquear o vegetal – os floretes e o talo. Isso porque, se for congelado cru, o brócolis vai ficar com um sabor amargo, sem graça e com o talo despedaçado. Branquear (em água fervente, por três minutos) ou cozinhar no vapor (por cinco minutos) antes de congelar ajuda a preservar o verde vivo e o gosto da verdura.
Curta o Planeta Terra de qualquer lugar
Neste momento, sabemos que não é possível viajar, que os parques estão temporariamente fechados e todos temos de respeitar o distanciamento social. Diante disso, pode parecer que o resto do mundo está fora do nosso alcance. Embora nada substitua as viagens de verdade, é possível tirar “férias virtuais” mesmo estando em casa e conhecer nosso planeta até durante a quarentena usando o Google Earth.
Quem gosta de belezas naturais pode explorar as mais lindas florestas, quedas d’água espetaculares e lagos impressionantes. Usuários interessados em conhecer os animais que habitam a Terra podem conhecer o kākāpō, as tartarugas marinhas ou as baleias jubarte. E aqueles afeitos a viagens científicas podem conhecer os ecossistemas do mundo, compreender o impacto das espécies-chave em seus respectivos habitats e descobrir como ser um cientista no quintal de casa. Basta ter um celular.
Espero que essas dicas sejam uma maneira fácil de começar. No Google, sabemos que as ações individuais coletivamente podem fazer uma grande diferença e estamos felizes em apoiar todos em sua jornada para uma vida mais sustentável.
Publicado por Kate Brandt, diretora de Sustentabilidade