Fonte https://nacoesunidas.org/em-minas-onu-apoia-publicacao-de-livro-sobre-migracao-refugio-e-apatridas/
Entre jornalismo e literatura – narrações sobre migração e refúgio
Livro “Entre-lugares”, lançado na quinta-feira (19) em Belo Horizonte pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas), contou com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e apresenta relatos de homens e mulheres migrantes que tiveram como destino o Brasil.
Com narrativas que mesclam literatura e jornalismo, a obra aborda a jornada de pessoas migrantes nascidas no Peru, Palestina, Argentina, Haiti, Bolívia, China, República Democrática do Congo, Líbano e Síria.
Entre as histórias está a de Maha Mamo e Souad Mamo – nascidas no Líbano, porém sem pátria – que se refugiaram no Brasil. As irmãs foram as primeiras pessoas reconhecidas como apátridas na história brasileira, tendo conquistado a nacionalidade brasileira em 2018.
A obra é das jornalistas Paula Dornelas e Roberta Nunes, e organizada por Duval Fernandes e Maria da Consolação Gomes de Castro, professores da PUC Minas. Cada capítulo conta com pinturas da artista Yanaki Herrera e fotografias de Luiza Gontijo.
O livro foi produzido ao longo de dois anos, com objetivo de contribuir para a visibilidade de pessoas migrantes e refugiadas e dos contextos sociais, culturais, políticos e econômicos de seus países de origem, bem como para abordar aspectos do acolhimento a migrantes e as políticas públicas voltadas para esse público no Brasil.
Entre-lugares recebeu apoio do Curso de Serviço Social por meio Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão Direitos Sociais e Migração (GIPE-DSM) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia por meio do Grupo Distribuição Espacial da População (GEDEP), ambos da PUC Minas. O Fundo de População da ONU também colaborou com a realização do material.
A primeira edição do livro impresso foi distribuída gratuitamente no dia do lançamento (19), na PUC Minas.
Imagens da migração
O evento de lançamento contou com exposição das fotografias e pinturas contidas na obra. A fotógrafa Luiza Gontijo (assistente social) acompanhou e fotografou entrevistas e encontros realizados com os migrantes e refugiados ao longo dos últimos anos.
A artista visual Yanaki Herrera também ilustrou, porém em tinta à óleo, as histórias contidas no livro. O trabalho resultou na série de pinturas Senderos, que também será exposta durante o lançamento de Entre-lugares.