É segunda-feira e são 9 horas da manhã, os profissionais do estúdio de design Brandsummit, na Espanha, têm uma reunião marcada. Depois de ajudar na atribuição de tarefas e esclarecer algumas dúvidas, cada um dos sete membros da empresa, incluindo designers, desenvolvedores, jornalistas, anunciantes e até mesmo um psicólogo, pode trabalhar onde quiserem, seja em casa ou em um refeitório, não importa Esta é uma mudança desatenta que trouxe benefícios na rentabilidade e no ambiente de trabalho desta empresa.
“Sempre tive a mentalidade do trabalhador independente, em que trabalhar não é ir a um lugar para cumprir um horário, mas para obter desempenho e rentabilidade. Eu estendi esse conceito para todos os membros da minha equipe pouco a pouco, já que acho que é a melhor maneira de trabalhar e viver ”, diz David Baldovi, gerente deBrandsummit, que acrescenta que estão faturando um pouco acima do ano anterior, melhorando a relação.
Mais do que simplesmente adotar uma nova modalidade de trabalho, nessa empresa eles a percebem como uma filosofia, algo que provavelmente será replicado ao longo dos anos em outras empresas, mas não imediatamente.
Organizações que permitem trabalhar em um horário flexível, a partir de casa alguns dias ou sob uma modalidade remota, geralmente se concentram nos resultados, ao contrário do grande percentual de empresas que preferem manter seus não-públicos pessoalmente com um cronograma fixo
Sergio Nouvel, co-fundador doRep on Board, cobre que, embora a demanda por trabalho remoto ou flexível tenha aumentado, eles ainda não muitas empresas que pedem esses encargos, porque “são necessárias muitas mudanças culturais e operacionais”
.
É por isso que o trabalho remoto é visto muito mais em:
- Organizações que estão em processo de transformação digital.
- Empresas em que os mesmos trabalhadores exigiram mais flexibilidade.
“Vimos que a taxa de trabalhos remotos permanece fixa entre a 12% para um 15% do total de empregos O que aconteceu é que muitas empresas estão oferecendo empregos em tecnologia, somente em Chile, o número de posições que vemos oferecidas no Representante a bordo está crescendo 65% em média a cada ano, ea oferta total de empregos remotos está aumentando em par com isso “, diz ele.
Nouvel explica ainda que há 4 e 5 anos eram empresas totalmente tecnológicas ou startups que ofereciam esse tipo de trabalho, e hoje é possível presenciar a demanda nas áreas de tecnologia de bancos, varejo e seguradoras, entre outras.
Reduzir o horário de trabalho
Mas, como nem todas as organizações podem pagar pelo trabalho remoto, elas estão optando por reduzir as horas de trabalho. No mapa do mapa do trabalho 2019, realizado porMercer, 67% de empresas na América Latina estão permitindo certas práticas de flexibilidade de mão-de-obra ou planejam aplicá-las no próximo 18 meses. Entre os benefícios mais oferecidos estáa redução do horário de trabalho, que foi implementado por um 54% de organizações pesquisadas e usadas por 48% de empregados.
Um benefício interessante, considerando que o horário de trabalho no Chile está próximo 45 horas semanais, sendo um dos países membros daOCDEem que mais trabalho é feito.
No Instituto, a IACC, que ensina completamente on-line no Chile, reduziu Programar a partir de 1 de julho de 2019, onde eles passaram 45 horas para um dia de
“Temos pessoas que trabalham no escritório em casa, renda diferida para o dia, dia livre para os trabalhadores em seu aniversário e até 8 dias de férias adicionais por ano para incentivar o uso de interferências ”, diz Yulia Kosteva, Vice-Reitora de Administração e Finanças do Instituto Profissional da IACC.
( Foto:Unsplash.com)
Vamos para o escritório em casa! Confiança e autogestão
É uma das modalidades de trabalho adotadas em todo o mundo, inclusive na América Latina, na qual os trabalhadores recebem maior flexibilidade, com um dia e dois por semana para trabalhar de onde quiserem. No entanto, ainda há reclamações.
De acordo com o estudo da Mercer, apenas o 20% dos trabalhadores que possuem este benefício o usaram. Desta figura, apenas 24% tomou tempo integral, enquanto 20% alegou ter usado para algo específico, de acordo com sua necessidade.
Embora existam vários empregadores que ainda não estão totalmente convencidos com a aplicação do teletrabalho, há um punhado de empresas no Chile que o implementaram com sucesso, para grande surpresa de muitos chefes.Accenture,Motores Aprovados,Hikvision,IBMeTesacom, são algumas das organizações que ousaram e agora podem contar como Foi sua experiência.
Foco na produtividade
Há mais de cinco anos, na Accenture, eles permitem que seus funcionários tenham uma sexta-feira livre de um mês e trabalhem de casa uma vez por semana, e estão pensando em estender esse benefício para mais dias. Com base na confiança e no autogerenciamento,não medem o trabalho, mas concentram-se na produtividade.
Segundo Francisco Espinosa, líder de Recursos Humanos da Accenture Chile, “na última pesquisa do GPTW, antes da pergunta ‘o que torna a Accenture uma boa lugar para trabalhar ‘, o 85% de nossos funcionários citaram o benefício do home office, o que demonstra a importância de promover este tipo de iniciativas nas empresas. ”
Em outros casos, como o Aprovado Motors, Hikvision e Tesacom, estas são iniciativas mais incipientes que não excedem três anos e são geralmente voluntárias. Enquanto a GM permite o teletrabalho para aqueles que têm bom desempenho no trabalho e conectividade de crédito fora do escritório e da segurança; Na Hikvision, eles permitem esse benefício àqueles que cumprem funções produtivas, relacionadas à área comercial e ao suporte técnico.
De Tesacom, Rossana Rojas, Gerente Administrativo e Financeiro, diz que “nossos profissionais estão cientes de que trabalhar em casa não significa Um dia de descanso ou férias a cada semana é simplesmente uma oportunidade para continuar fazendo o que eles fazem no escritório, mas mais perto de sua família. Tudo isso graças às tecnologias disponíveis hoje ”.
Entusiasmado e comprometido, é assim que os trabalhadores nas organizações onde esta modalidade tem sido aplicada se sentem. Mas para isso, cubra Claudia Maldonado, uma parceira de negócios de recursos humanos na Approved Motors, “a relação de confiança entre os líderes e suas equipes é tradicionalO empoderamento dos funcionários e, acima de tudo, entender que as empresas funcionam se todos os membros da equipe se sentirem parte de um todo. ”
Para nova dinâmica do trabalho
No caso do Chile, a cultura do trabalho ainda é bastante orientada para a norma, onde os trabalhadores são instados a ter uma presença física e em poucas situações eles podem ter maior flexibilidade no tempo. É por isso que, na ausência de trabalhos remotos e flexíveis, as organizações estão considerando opções como o teletrabalho ou a redução de horas.
Para Alejandra Cruzat, gerente executiva napágina da Web de Michael, o caminho para o trabalho digital impulsionará a realização de novas dinâmicas de trabalho, com o treinamento de líderes e processos estabelecidos. Isto significa que:
A este respeito, Aaron Conchester, gerente comercial emHays, complementa que este sistema “permite que as organizações se adaptem às demandas de novos tempos, como investir tempo em transferências, para que as mulheres possam chegar mais cedo para suas casas, pessoas com deficiências que podem superar barreiras de transferência. É um excelente sistema se considerarmos o tamanho de Santiago, o tipo de trabalho, necessidades pessoais e pessoais, entre outros elementos. ”
De Randstad, a gerente de divisão Catherine Rojas, aborda que de forma semelhante anteriormente as empresas que se adaptam são aquelas que entendem a crescente necessidade de fazer modificações estruturais para permanecerem atuais e que sabem que as empresas do futuro serão flexíveis, horizontais , colaborativo e remoto. Eles escolhem, então, implementar mudanças para serem competitivas e atraentes para novos profissionais.
“Assim, há alguns anos temos visto como as organizações implementaram o Employee Centricity, um conceito que coloca o funcionário no centro de suas estratégias de negócios, a fim de ter uma boa experiência com a empresa, aumentando assim o seu compromisso e produtividade “, explica Rojas.
E Nouvel acrescenta que as condições atuais tornam estas modalidades de trabalho cada vez mais possíveis, onde com a mudança cultural também é necessário considerar que (o público não-público deve ser responsável, autônomo e faz sentido de equipe. No trabalho remoto, eventualmente ou constantemente, “certas sutilezas do trabalho face a face que precisam ser compensadas de outras maneiras são perdidas. Tudo isso é melhor entendido agora, boas práticas são melhor estabelecidas e uma compreensão de como trabalhar remotamente continuará a amadurecer “.
(Foto:Unsplash.com)
Boas razões para querer ir ao escritório
Deixando de lado as preocupações de montar um escritório e expandir a rede de contatos, foram os principais motivos pelos quais a equipe de aplicativosO Yappfoi instalado em um dos escritórios privados da WeWork. Quando eles acabaram de chegar, em fevereiro de 2019, havia 7 pessoas e nestes sete meses eles se juntaram mais.
“Trabalhar em um espaço colaborativo mudou a dinâmica de trabalho de nossa empresa. Muitas vezes nos obriga a sair da nossa zona de conforto, interagir com outras pessoas, o que nos permite gerar novas dicas, integrar outros pontos de vista. Também nos ajudou a usar pessoas que fazem parte da comunidade de membros do edifício para testar a nossa aplicação “, diz Javier Appelgren, CEO da Yapp
Oferecer maior conforto aos trabalhadores, com escritórios agradáveis para animais de estimação, comidas especiais ou espaços colaborativos, também chamados de coworks, fazem parte das tendências que são vistas atualmente.
EmWeWork ChilE você já percebeu essa realidade. Empresas como o Banco de Chile, a Amazon e a CMPC Tissue alcançaram seus espaços, além de várias outras, em busca de comunidade e aumentando o bem-estar.
Como mostrado, no WeWork eles explicam que a proporção de seus clientes é dividida em 40% de grandes empresas – com plantas acima de 1. 000 Funcionários – , 35% de PME e o restante corresponde a empresários, startups e freelancers.
“Para o ano 2021, o 51% da força de trabalho mundial será millennials, e eles têm outras necessidades e demandas, tornando mais difícil mantê-los em Seus trabalhos. Verificamos através das experiências de nossos membros que esses tipos de espaços ajudam a tornar a retenção de talentos mais fácil ”, diz Leandro Basaez, gerente anterior da WeWork Chile.
Por sua vez, Hello acrescenta que a experiência neste cowork “lhes deu liberdade e conforto. Nossos funcionários podem optar por trabalhar no escritório privados ou se precisam relaxar ou relaxar em outro ambiente, eles podem ir a um espaço comum ou escolher a área de convivência. O espaço nos dá liberdade e nos faz sentir que não estamos presos, e isso nos ajuda a melhorar a produtividade dos funcionários “
As empresas estão mudando, algumas mais que outras, mas não há dúvida de que a flexibilidade de horários, a possibilidade de trabalhar remotamente, ter um dia de teletrabalho ou proporcionar conforto como espaços colaborativos, está mais próxima da realidade Que de um sonho.
FOTO: UNSPLASH.COM