A partir de hoje, veículos de imprensa de qualquer lugar podem se inscrever para receber recursos – basta preencher um formulário simples. Nosso objetivo foi criar o processo mais fácil possível, de modo a assegurar que a ajuda chegue às redações de vários lugares do mundo. O prazo de inscrições se encerra na madrugada do dia 30 de abril de 2020, às 3h59, horário de Brasília. Ao fim dessa etapa, vamos anunciar quem vai receber os fundos e como cada veículo vai usar o dinheiro.
Sabemos também que cobrir a pandemia de coronavírus pode causar efeitos diretos na vida de repórteres que atuam na linha de frente. Pensando nisso, o Google.org vai doar ao todo US$ 1 milhão para o International Center for Journalists (ICFJ), que planeja oferecer recursos de apoio imediato a repórteres de todo o mundo, e para o Dart Center for Journalism and Trauma da Columbia Journalism School, que está ajudando jornalistas expostos a situações traumáticas durante esta crise.
Este comunicado de hoje se soma a outros esforços que estamos fazendo para apoiar o setor de notícias e conectar as pessoas a informações confiáveis e de qualidade, num momento em que elas são extremamente necessárias. Acreditamos que temos a responsabilidade de fazer o que estiver ao nosso alcance para aliviar a pressão financeira imposta às redações. Continuaremos buscando novas maneiras de ajudar, com novos anúncios que serão feitos em breve.
Postado por Richard Gingras, vice-presidente de Notícias do Google