Cada vez mais gente escuta podcasts – caminhando pela rua, preparando uma receita na cozinha ou no carro. Esse formato é um jeito muito bacana de aprender coisas novas, mergulhar numa história e conhecer novas perspectivas. Pensando nisso, decidimos redesenhar o Google Podcasts. Agora ficou mais fácil descobrir e escutar podcasts onde quer que a pessoa esteja.
O Gerenciador de Podcasts garante que os programas estejam disponíveis para milhões de ouvintes do Google Podcasts – basta passar por um processo de verificação simples e rápido. A ferramenta permite conferir uma série de métricas, entender como as pessoas escutam cada episódio e como o hábito de ouvir muda ao longo do tempo – além de conferir as atividades dos usuários em relação aos programas mais recentes. A ferramenta inclui recursos como análise de retenção de ouvintes, para compreender quando as pessoas sintonizam o programa – e em que momento decidem desligar. Dá para saber também por quanto tempo as pessoas escutam, quantos minutos foram tocados e outras informações. O podcaster pode exportar esses dados e inseri-los na ferramenta de análise de sua preferência.
O Gerenciador de Podcasts oferece ainda uma análise por aparelho, de forma anônima, que mostra a porcentagem do público do programa que escuta no celular, no tablet, no computador ou por alto-falantes inteligentes. São informações que ajudam os podcasters a entender e reagir às mudanças no comportamento dos ouvintes. Um exemplo: se o produtor descobrir que a maior parte de seu público escuta por alto-falantes, talvez seja o caso de oferecer conteúdo tanto de formato curto quanto longo, bem como opções para toda a família.
Publicado por John Ciancutti, diretor de engenharia