Fonte https://gizmodo.uol.com.br/havai-pausa-projeto-construcao-telescopio-trinta-metros/
Muitos havaianos têm protestado em relação a proposta de construção do Telescópio de Trinta Metros sobre o vulcão Mauna Kea, considerado sagrado. Os nativos conseguiram uma vitória nesta quinta-feira (19), quando o governador do Havaí, David Ige, anunciou que o projeto será pausado.
O governador também anunciou que o estado irá retirar as tropas estaduais do local até segunda ordem, embora os manifestantes tenham sido instruídos a se retirarem — com a ameaça de serem presos.
Mesmo sem uma previsão clara sobre o início das construções, os manifestantes disseram que têm a intenção de continuar a proteger o vulcão.
“Uma coisa é clara, não importa os planos do estado, nós estaremos aqui para proteger os Mauna”, escreveu a conta do Twitter do grupo que acampa na estrada de acesso ao Mauna Kea.
O governador e o grupo responsável pelo Telescópio de Trinta Metros disseram que os planos de construção estão paralisados por tempo indefinido, mas as iniciativas das autoridades para lidar com o acampamento na base de Mauna Kea que bloqueia a estrada de acesso têm sido fonte de confusão.
Os manifestantes disseram que após o anúncio de Ige, as autoridades disseram que eles tinham até 26 de dezembro para desobstruir a estrada ou que seriam presos.
“Depois de gastar US$ 15 milhões em operações policiais desde julho, o Estado decidiu que continuarão nos enfrentando, ameaçando retirar os Kiaʻi [protetores] caso permaneçam até o dia 26”, prosseguiu o grupo via Twitter.
Foram meses de protestos para chegar a esse ponto, e é improvável que os havaianos nativos recuem. A luta pela Mauna Kea é a mais recente frente numa luta pelos direitos dos nativos havaianos à terra e pela forma como as instituições do Estado desapossaram pessoas sem consentimento.
Há anos que o grupo responsável pelo projeto tenta assegurar a continuidade da construção, mas os protestantes não vão dar trégua. Como resultado, esses parceiros — que incluem o Instituto de Tecnologia da Califórnia e o Observatório Astronômico Nacional do Japão — conseguiram obter licenças para um local numa das Ilhas Canárias Espanholas e estão considerando mudar a construção para lá.
O grupo diz que o Mauna Kea seria um local melhor para a astronomia, e a equipe ainda está dedicada a construir o telescópio na região. Mas como os protestos continuaram, eles tiveram que se preparar para uma alternativa caso a construção se torne impossível.
A construção do telescópio gerou discórdias na comunidade científica. Centenas de astrônomos se colocaram do lado dos manifestantes, destacando que a ciência não é mais importante do que os direitos humanos. O telescópio traria a possibilidade de enxergar mais longe no universo, mas a que custo para as pessoas e para os lugares que elas consideram sagrados?
Eu quero saber sobre a criação do universo tanto quanto milhares de outras pessoas, mas quando uma comunidade revida, a ciência precisa ouvir. Para muitas dessas pessoas, a Mauna Kea não é apenas uma montanha. É como se fosse um parente. É o cemitério de antepassados e, do modo como eles a vêem, o vulcão merece ser visto como mais do que um local de construção de um telescópio.
The post Governo do Havaí pausa projeto da construção do Telescópio de Trinta Metros appeared first on Gizmodo Brasil.