Skip links

Lula: 40 milhões de reais e 40 milhões de dólares

Fonte https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/lula-40-milhoes-de-reais-e-40-milhoes-de-dolares/

O 13 é coisa do passado.

Lula agora é 40.

Dois dos melhores trechos do depoimento de Marcelo Odebrecht ao juiz Sérgio Moro, destacados abaixo, trazem o número dos 40 ladrões de Ali Babá.

1) “A gente botou 40 milhões de reais para atender as demandas que viessem do Lula”, diz Marcelo no primeiro, referindo-se à conta “Amigo”, assim batizada em função da amizade do petista com seu pai, Emílio Odebrecht.

O empresário também relata os dois casos em que “ficou claro que (o dinheiro) era para Lula”: na compra de um terreno para o Instituto Lula (por R$ 12,4 milhões) e na doação (de R$ 4 milhões) para a mesma entidade.

2) No segundo vídeo, legendado por este blog, Marcelo fala de outros 40:

“No caso específico dessa negociação, 2009 e 2010, até acho [que era] porque estava se aproximando a eleição, veio o pedido solicitado pra mim por Paulo Bernardo na época, que veio por indicação do presidente Lula, para que a gente desse uma contribuição de 40 milhões de dólares e eles estariam fazendo a aprovação de uma linha [de crédito] de 1 bilhão de dólares”.

Como o dinheiro teria origem em negócios em Angola, Marcelo conseguiu com a cúpula petista descontar 10% do valor, referentes ao custo da operação para transferir a cifra para o Brasil. Convertido ao câmbio da época, o repasse acabou sendo de 64 milhões de reais.

O valor foi creditado diretamente na conta paralela que o PT mantinha junto à Odebrecht – e que era gerenciada pessoalmente por Marcelo. Uma parte desses recursos, como revelou o empreiteiro, foi usada para pagar despesas de Lula.

Este blog acha que não iria mal para o comandante máximo uma pena de 40 + 40 anos de prisão.

Felipe Moura Brasil ⎯ https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar