Fonte https://gizmodo.uol.com.br/nintendo-diz-que-outras-140-mil-contas-podem-ser-sido-expostas/
Em abril, a Nintendo confirmou que aproximadamente 160 mil usuários tiveram suas contas expostas. Na ocasião, a empresa incentivou as pessoas a habilitarem a autenticação em dois fatores e enviou um e-mail para clientes que haviam sido afetados, informando que iriam redefinir suas IDs da Nintendo Network (NNID). Agora, após mais investigações, a Nintendo diz que outras 140 mil contas foram afetadas.
Em um comunicado em japonês, a Nintendo diz que já redefiniu a senha de outras 140 mil NNIDs, assim como as das contas Nintendo associadas a eles. A Nintendo também disse que estava tomando simultaneamente medidas de segurança adicionais, mas não especificou quais eram essas medidas.
“Menos de 1% das NNIDs globais que foram potencialmente invadidas tiveram transações fraudulentas por meio de uma conta Nintendo”, diz o comunicado, traduzido em linhas gerais. “Ainda estamos no processo de reembolsar clientes em todo o mundo [por compras ilegais], mas a maioria dos clientes já recebeu a devolução.”
Como aconteceu com o primeiro grupo, os dados potencialmente expostos ao vazamento incluem nome de usuário, sexo, data de nascimento, localização e endereço de e-mail. A Nintendo afirma que nenhuma informação de cartão de crédito poderia ter sido visualizada. A companhia também afirma que, em vez de uma violação direta, essa pode ter sido um um caso exacerbado por usuários que reutilizam as mesmas senhas em diversas contas.
A Nintendo foi criticada por sua resposta inicial aos vazamentos – muitos acusaram a empresa de ser lenta para reagir. Os usuários começaram a reclamar de contas invadidas em meados de março, com cada vez mais pessoas reclamando até meados de abril.
No entanto, a Nintendo não abordou oficialmente a questão até 24 de abril, apesar de ter tomado conhecimento da situação no início daquele mês. A Nintendo também tuitou que os usuários poderiam habilitar autenticação em dois fatores em 9 de abril, mas não revelou, na época, por que estava encorajando os usuários a fazê-lo.
Dado os vazamentos adicionais, é um bom lembrete de que você deve absolutamente reservar um tempo para rever as senhas que tem utilizado – mesmo que você não tenha recebido um e-mail da Nintendo. Você também pode ativar a autenticação em dois fatores na sua conta Nintendo acessando a página da sua conta, indo no menu Configurações de Acesso e Segurança e Configuração da verificação em duas etapas.
A Nintendo também tem um guia útil em sua página de suporte. Novamente, é bom usar um gerenciador de senhas para ter credenciais diferentes para cada conta.
The post Nintendo diz que outras 140 mil contas podem ter sido expostas appeared first on Gizmodo Brasil.