Processador baseado em IA da Intel pode processar dados 1000x mais rápido
O hardware já está sendo usado para melhorar o desempenho no desenvolvimento de membros protéticos.
A notícia: a Intel acaba de lançar o Pohoiki Beach, um sistema que contém 64 processadores Loihi AI. Estes são os chamados chips neuromórficos que procuram imitar a capacidade de aprendizagem e eficiência energética dos cérebros humanos. Embora a tecnologia ainda esteja engatinhando, está se tornando popular entre os pesquisadores que treinam vários tipos de aplicativos de inteligência artificial.
Uma perna de silício: o Pohoiki Beach pode executar certas tarefas de processamento de dados até 1000x vezes mais rápido que processadores de uso geral, como CPUs e GPUs, usando muito menos energia.
Essa é uma perspectiva empolgante para pesquisadores de IA, um grupo que já está experimentando a nova plataforma de hardware. Entre outras coisas, eles o estão usando para melhorar a maneira como os membros da prótese se adaptam a terrenos irregulares e para criar mapas digitais mais precisos que podem ser usados por veículos autônomos.
O próximo passo: Rich Uhlig, diretor da Intel Labs, prevê que a empresa produzirá um sistema capaz de simular 100 milhões de neurônios até o final de 2019. Os pesquisadores poderão aplicá-lo a um novo conjunto de aplicativos, como melhor controle dos braços do robô.
O que achou da notícia ? comente 🙂
Fonte : MIT Technology Review