Skip links

“Quais são as tendências?” Descubra os novos interesses dos consumidores

Fonte http://feedproxy.google.com/~r/OBlogDoGoogleBrasil/~3/VG0aOxJB3Y8/busca-categorias-em-ascensao-no-varejo.html

Desde o início da pandemia de COVID-19, nossos parceiros de marcas e varejo têm nos procurado em busca de mais informações sobre o que mudou nos interesses dos consumidores, dadas as variações nas suas demandas. Essas mudanças se refletem nas buscas que as pessoas fazem no Google. Em abril, houve grandes picos nas pesquisas por utensílios domésticos e quebra-cabeças, já que a população está passando muito tempo em casa. Em maio, observamos uma alta no interesse por eletroportáteis no Brasil, como máquina de pão, mixers e batedeiras. 

As empresas têm usado diversos recursos para entender essas alterações nos interesses dos consumidores – incluindo Google Trends, insights das redes sociais, pesquisas de opinião e seus próprios dados. Somadas, todas essas informações podem ajudar os negócios a tomar decisões num curto espaço de tempo. Mas quando não se sabe exatamente o que está procurando, é difícil entender quais categorias são mais populares e podem, portanto, representar boas oportunidades.
Por isso estamos lançando uma ferramenta sobre categorias em ascensão no varejo, dentro do Think with Google. Ela mostra categorias de rápido crescimento na nossa Busca que sejam associadas a produtos – e destaca em que regiões essas categorias estão crescendo e as consultas associadas a elas. É a primeira vez que o Google oferece esse tipo de informação sobre as categorias de produtos que as pessoas estão pesquisando. 
 
Fizemos uma prévia da nova ferramenta para um grupo de empresas e ouvimos delas uma porção de ideias criativas sobre como usar as informações fornecidas: criação de conteúdo, promoções ou até lançamento de novos produtos e serviços. Confira abaixo algumas ideias de como pode ajudar:
  • Criação de conteúdo: Uma empresa que vende panelas percebeu um crescimento nas buscas pelo termo “farinha de trigo” nos Estados Unidos. A equipe da marca decidiu então estabelecer uma parceria com um famoso chef local para criar conteúdo interessante e receitas que levam farinha. 
  • Promoções: Uma companhia que vende joias e acessórios notou uma alta no interesse por “pesos” e “halteres”, e decidiu se juntar a influenciadores da área de boa forma que ajudassem a promover seus produtos. Da mesma maneira, uma empresa de e-commerce afirmou que consultaria essas informações regularmente para decidir quais produtos exibir na página principal do site durante a pandemia. 
  • Ideias sobre produtos: Uma marca de roupas com um modelo de produção rápido e flexível afirmou que sua equipe passaria a usar essas tendências para desenvolver novas linhas de produtos.
Ao longo dos próximos meses, vamos atualizar a ferramenta com novos dados diários. Esperamos que isso ajude empresas de todos os tamanhos a encontrar novas áreas de interesse dos consumidores. Para ter acesso a mais recursos e informações, assine a newsletter do Think with Google. 
Postado por Pallavi Naresh, Gerente de Produto

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar