Fonte https://www.huffpostbrasil.com/entry/trump-ira-vinganca_br_5e11efa9c5b6b5a713bbb80c
Por meio de sua conta no Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite deste sábado (4) que o país tem na mira 52 alvos no Irã e ameaçou atacá-los “muito rapidamente e muito forte” caso os iranianos atinjam alvos americanos em vingança pela morte do general Qassem Soleimani, a quem chamou de “líder terrorista”.
“Que sirva de alerta de que se o Irã atacar quaisquer americanos ou instalações americanas, nós temos 52 locais iranianos como alvo (representando 52 reféns americanos feitos pelo Irã muitos anos atrás), alguns deles de alto nível e grande importância para o Irã e para a cultura iraniana, e esses alvos, e o próprio Irã serão atingidos muito rápido e com muita força”, escreveu.
Trump também chamou de ousadas as ameaças feitas pelo Irã de vingar a morte de Soleimani, que liderava o braço de elite da Guarda Revolucionária do Irã e considerado a segunda pessoa mais importante do país. No post, o presidente norte-americano acusou Soleimani de matar recentemente um americano e de “ferir gravemente muitos outros”.
“O Irã está falando de forma muito ousada sobre ter como alvo certos ativos dos EUA como vingança por livrarmos o mundo de seu líder terrorista que acabara de matar um americano e ferir gravemente muitos outros, sem mencionar todas as pessoas que ele matou ao longo de sua vida, incluindo recentemente…”
″…. centenas de manifestantes iranianos. Ele já estava atacando nossa embaixada e se preparando para ataques adicionais em outros locais. O Irã não passa de problemas há muitos anos. Deixe isso servir como um aviso de que, se o Irã atingir americanos ou ativos americanos, temos…”
″… 52 locais iranianos como alvo (representando os 52 reféns americanos tomados pelo Irã há muitos anos), alguns em um nível muito alto e importante para o Irã e a cultura iraniana, e esses alvos, e o próprio Irã, serão atingidos muito rapidamente e muito forte. Os EUA não querem mais ameaças!”
“Eles nos atacaram e revidamos. Se eles atacarem novamente, o que eu recomendo fortemente que não façam, nós os atingiremos com mais força do que nunca!”
Na madrugada deste domingo (5), Trump voltou a abordar o assunto em um novo tuíte em que reafirma que haverá retaliação caso os Estados Unidos sejam atacados.
Ele também chamou a atenção para o poderio militar dos Estados Unidos, afirmando que houve um investimento de US$ 2 trilhões em equipamento militar. “Somos os maiores e de longe os melhores do mundo”, escreveu.
“Se o Irã atacar uma base americana, ou qualquer americano, enviaremos alguns desses novos equipamentos bonitos para o seu caminho… e sem hesitação!”, completou.
O funeral de Soleimani
Dezenas de milhares de pessoas marcharam pelas ruas de Bagdá, capital do Iraque , neste sábado (4) para velar Qassem Soleimani, e o líder da milícia iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis, mortos na última quinta (2) em um ataque aéreo dos EUA.
Depois de passar pelas cidades de Karbala e Narjaf, o corpo do general chegou neste domingo ao Irã – também cercado por uma multidão (veja as fotos acima). Na segunda (6), ele será levado para o Teerã e, na terça (7), chegará a Kerman , cidade natal de Soleimani, onde deve ocorrer o enterro.