Skip links

Um ano na Busca: os termos que bombaram entre os brasileiros em 2019

Fonte http://feedproxy.google.com/~r/OBlogDoGoogleBrasil/~3/Ep1f5IeJ87w/um-ano-na-busca-os-termos-que-bombaram-entre-os-brasileiros-em-2019.html

Das grandes perdas às emocionantes partidas de futebol, passando pela busca por um futuro melhor: 2019 foi um ano de fortes emoções. Mais uma vez, utilizamos o Google Trends para descobrir os assuntos, as dúvidas, os fatos e as personalidades que estiveram em alta nos últimos doze meses e, provavelmente, fizeram parte de alguma discussão na sua roda de amigos ou familiares, em casa ou na internet.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ZRCdORJiUgU]
No Brasil, o assunto que dominou as buscas do ano foi, mais uma vez, o futebol. O termo mais quente foi a Copa América, seguido pela concorrida Tabela do Brasileirão. Além de ser o time que mais despertou interesse dos brasileiros, o Flamengo protagonizou a partida que mais bombou no ano: Flamengo X Vasco da Gama,que terminou no empate 4×4 no Maracanã em novembro.
Mas não só a paixão pela bola fez a cabeça do brasileiro este ano. A morte de Gugu Liberato, em novembro, causou comoção e levou o brasileiro a pesquisar no Google mais informações sobre o apresentador. O mesmo ocorreu com o cantor Gabriel Diniz, em maio. Ambos foram lembrados no mundo inteiro e figuram na lista global de grandes perdas do ano. 
O brasileiro também se mostrou preocupado com o futuro e procurou bastante por “vagas de emprego”, termo que figurou entre as principais buscas do ano. Quando pensamos na lista dos grandes acontecimentos, as buscas resumem em notícias, tragédias e eventos que marcaram o país: de “Copa América” à “Copa do Mundo de Futebol Feminino”, de “Brumadinho” ao “Massacre de Suzano”, passando pelo “Caso Neymar”. 
Apesar de tantas notícias impactantes, o brasileiro não perdeu a oportunidade de procurar por entretenimento e diversão. “Game of Thrones” e “Vingadores: Ultimato” são alguns dos destaques nas categorias Séries e Filmes, respectivamente. Entre os memes, “O nome dela é Jenifer” e “Caneta Azul” renderam gargalhadas e muitas montagens na Internet.
Ainda em cultura, grandes shows fizeram fãs apaixonados pesquisarem por notícias, valores de ingressos e mais informações de seus ídolos. “Sandy & Júnior”, “Ed Sheeran” e “BTS” levaram legiões a estádios no Brasil e fizeram muito sucesso na Busca. 
Na categoria “Como fazer?”, a principal pergunta foi sobre “como fazer a inscrição para o Enem 2019”. Há quem tenha procurado por “como fazer receita de ovo de páscoa caseiro” e “como fazer com que as pessoas gostem mais de mim”. Quando o assunto é receita, o brasileiro quis conhecer outras culturas e pesquisou por “chicha morada”.
Quer conferir tudo o que despertou o interesse do Brasil e do mundo em 2019? Acesse google.com.br/2019 e navegue por cada uma das principais listas deste ano.
#DáUmGoogle

Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab no Brasil

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar