Skip links

Um enorme genoma do lagarto revela suas capacidades Ciência Todos os dias

Os dragões Commando são os maiores lagartos do planeta. Alguns répteis adultos pesam 159 quilos e têm mais de três metros e meio de comprimento. Eles rastreiam suas presas, incluindo veados e búfalos, a uma distância de quilômetros, graças ao seu excelente cheiro, e podem desenvolver altas velocidades. Uma mordida é igual à morte, pois a saliva contém anticoagulantes muito fortes. Uma vez que o sangramento começa, ele pára sem nada. Mas quando picam outros lagartos de sua espécie, o que geralmente acontece, não há sangramento, o que significa que, em algum momento de seu desenvolvimento, desenvolveram resistência a seus anticoagulantes

.

As características chocantes dos dragões Commando despertaram a curiosidade de Kathleen Pollard, epidemiologista e estatístico da Universidade da Califórnia e pesquisadora do Instituto Gladstone. Então ela decidiu decifrar, junto com seus parceiros, o genoma deles. Em seu estudo, publicado na revista Nature Ecology and Evolution, ela apresentou o enorme genoma do lagarto, revelando que possui muitas mutações em importantes genes. O estudo destaca muitos dados notáveis ​​sobre o sangue, os sentidos e a anatomia de répteis estranhos.

Os cientistas isolaram os genes 200, o que provocou um número significativo de mutações em comparação com outras espécies de lagartos. Muitas dessas mutações estavam relacionadas às mitocôndrias, as usinas de energia celular. Isso sugeriu aos pesquisadores que os dragões modificaram as mitocôndrias que suportam sua aceleração súbita. Outras mutações envolviam receptores dos sentidos, aparentemente associados ao cheiro surpreendente dos animais. Outros, novamente, foram responsáveis ​​pela produção de inúmeras proteínas associadas à coagulação sanguínea, o que sugere que os dragões possuem alguns genes que lhes permitem sobreviver na saliva.

Os cientistas, no entanto, apontam que mais pesquisas precisam ser feitas para descobrir como as proteínas de Komodo funcionam e como suas modificações contribuem para suas extraordinárias habilidades. Finalmente, os pesquisadores não conseguiram encontrar nenhuma evidência para explicar o tamanho gigante dos dragões de Komodo.

Leia Mais

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar