Skip links

Processo criativo do logo do Google é revelado

O redesign de logo do Google não é apenas bonito, mas o resultado de meses de pesquisa em ergonomia e ciência da computação.

Já faz um tempo que compartilhamos o redesign do Google (que deu muito o que falar), mas foi só meses e meses depois que a marca e a The Rivalry (uma agência de New York) revelaram informações do processo criativo!

Você não vai perder a chance de ver o processo criativo de duas gigantes, né? Bora lá!

G é de Google

Fomos convidados para criar a nova identidade do Google, que deveria se adaptar a esse mundo multi-screen em constante evolução, porém sem perder a velocidade e simplicidade que os usuários amam – o que não é fácil em um sistema com mais de 12 bilhões de buscas mensais e 200 produtos associados.

O resultado é um sistema dinâmico de componentes além do logo icônico, no qual trabalhamos diretamente com equipes do Google para identificar seus diversos pontos-chave para criar esse novo sistema.

processo-criativo-e-manual-do-google-revelados-novo-logo-2015-inicial-1

  • Save

Desafios

Nós começamos distilando a sequência da marca à sua essência – quatro cores num fundo claro – e então a remontamos após centenas de horas de design que deveriam considerar:

  1. Uma marca redimensionável capaz de passar o feeling do logotipo padrão mesmo nos espaços mais comprimidos.

  2. A implementação de movimentos dinâmicos e inteligentes que conversasse com os usuários em todos os estágios de interação.

  3. Uma abordagem sistemática no branding capaz de prover uma consistência nos diversos encontros diários com a marca.

  4. O refinamento do que nos faz “Googlianos”, combinando o melhor do que os usuários amam na marca e mantendo o imenso respeito pelas necessidades desses usuários.

Nós compartilhamentos nossas conclusões com as equipes dentro da empresa: engenharia; pesquisa; produtos; marketing; todos testaram e avalariam cada ideia desse processo.

O resultado da colaboração é um sistema flexível o suficiente para ser usado desde o material de marketing aos produtos, com três elementos básicos que formam um único logo!

Os Elementos

processo-criativo-novo-logo-google-1
processo-criativo-novo-logo-google-2
processo-criativo-novo-logo-google-3

Logotipo do Google

Um logotipo sem serifas que mantém nossa sequência de cores especial.

Dots

Uma distilação dinâmica do nosso logotipo para momentos interativos, assistivos e transicionais.

G de Google

Uma versão compacta do logo, que funciona em pequenos contextos.

O Logotipo

O logo do Google sempre teve um estilo simples e amigável. Nós queríamos manter essas qualidades e combiná-las a pureza matemática das formas geométricas com uma simplicidade de um livro de leter printing infantil*! O novo logotipo é feito de uma fonte sans serif geométrica customizada e mantém a ludicidade multi-colorida, além do “e” rotacionado de sempre (que é um lembrete que a marca sempre será um pouco inconvencional).

O logotipo final foi testado exaustivamente em diversos tamanhos e pesos para o máximo de legibilidade em todas as plataformas!

* Aquelas formas de letras que usávamos nos anos 90.

A Construção do G

G do Google vem do próprio logo, mas tem um maior peso visual que o destaca em pequenos espaços e contextos onde a marca precisa compartilhar espaço com outros elementos.

Projetado no mesmo grid que toda a iconografia, a forma circular foi opticamente refinada para impedir distorções visuais no ponto em que a forma circular da letra se encontra com a barra da mesma. As proporções das cores transmite um espectro completo do logotipo e são sequenciados para auxiliar o olhar ao redor da forma da letra.

processo-criativo-e-manual-do-google-revelados-novo-logo-2015-2

  • Save

Google Dots em Movimento

Os Google dots, ou pontos do Google, representam o estado de movimento dinâmico e perpétuo do logo! Eles representam a inteligência do Google em ação e indicam que a marca está trabalhando por você! Nós os vemos como momentos únicos e mágicos.

Uma longa gama de expressões foram desenvolvidas, incluindo áudio, pensamento, respostas, incompreensão e confirmação. Embora seus movimentos parecem espontâneos, estes são enraízados em timing e caminhos constantes, com os pontos se movimento em padrões geometricamente projetados.

As Cores do Google

novo logotipo do Google se beneficia do espaço em branco entre as letras, mas quando as cores são adjacentes – como no caso do G –, elas se combinam opticamente e resultam no escurecimento dos valores originais. Por isso ajustamos a vibração do vermelho, verde e amarelo para manter a saturação e brilho original.

Tipografia do Google

Em conjunto com o desenvolvimento do logotipo, nós criamos uma typeface geométrica sans-serif que complementa o logo e suas aplicações – nós a chamamos de Product Sans.

Essa fonte adota aspectos do letter-printing escolar, mas também a consistência neutra que esperamos de uma geometria sans serif. Isso nos permitiu manter um nível apropriado de distinção entre o logotipo do Google e o nome do produto.

O set de letras dessa tipografia é completo, dos numerais às franções, sendo extendida ao suporte do latim, grego e cirílico.

Veja mais clicando aqui.

Produto

Muitos produtos serão atualizados, mas para a maioria das pessoas, a grande experiência com a nova marca é a busca.

O time de Search UX e engenheiros trabalharam pesado para desenvolver a primeira personificação de texto e voz em buscas, demonstrando o longo alcance das expressões desta identidade.

processo-criativo-e-manual-do-google-revelados-novo-logo-2015-3

  • Save

Maior distribuição

Nosso time de engenharia desenvolveu algo único: um sistema de pixel-perfect SVGs, que automaticamente gera milhares de variantes vetoriais que se adequam a cada usuário. Isso nos permitiu distribuir nossa marca perfeitamente para todas as velocidades de conexão e latências, se adequando a cada usuário!

O logotipo antigo, com suas serifas intricadas e um arquivo maior, requeria que disponibilizássemos uma aproximação textual do logo para conexões lentas; já o novo logo vem em tamanho reduzido e sua consistência tem um tremendo impacto quando consideramos o objetivo do Google de se tornar mais acessível e útil para todos os usuários do mundo!

Você é designer gráfico e gerencia multiplas redes sociais? Que tal ter uma ferramenta barata e funcional que te permite publicar em todas elas de uma só vez? Mais do que isso, realiza ações automáticas no seu Instagram e permite que você publique em centenas de grupos do facebook de uma vez sem nenhum trabalho?

Nossa ferramenta está na fase beta, fale conosco para ser um dos testadores

Via: TemporalCerebral

Leave a comment

Este site utiliza cookies para incrementar sua experiência.
Explorar
Puxar